Uma decomposição genética para o objeto matemático limite de uma função
Resumo
O estudo descrito nesse trabalho, o qual apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado, teve o objetivo de conjecturar sobre que estruturas e mecanismos mentais precisam ser construídos por um indivíduo, de maneira a possibilitá-lo compreender o conceito de limite de uma função. Baseamo-nos, desse modo, nos pressupostos da teoria APOS (DUBINSKY et al., 1984; ARNOON et al., 2014), em nossos conhecimentos sobre o próprio objeto matemático, e em compreensões de estudantes sobre limites, para a formulação de uma Decomposição Genética (DG) para o referido conceito. Nesse sentido, evidenciamos importância de que diferentes objetos matemáticos, tais como o conceito de função, a definição de limite, a relação entre e , a relação entre limites laterais e bilateral, as propriedades de limite, limites envolvendo infinito, dentre outros elementos, sejam contemplados em uma DG para o objeto Limite de uma Função. Reiteramos que a Decomposição Genética apresentada poderá nortear tanto instrumentos avaliativos quanto materiais instrucionais que viabilizem o processo de aprendizagem no âmbito do Cálculo.
Palavras-chave
limite de uma função; decomposição genética; teoria APOS
Texto completo:
PDFReferências
AMATANGELO, Miriam Lynne. Student understanding of limit and continuity at a point: a look at four potentially problematic conceptions. 2013. 112f. Dissertação (Mestrado em Artes), Bringham Young University (Utah/USA), 2013.
ARNON et al. APOS Theory – a framework for research and curriculum development in mathematics education. New York: Springer, 2014
CORNU, B. Apprentissage de la notion de limite – conceptions et obstacles. Tese de doutorado (matemática). Université Scientifique et Medicale de Grenoble, 1983.
CORNU, B. Limits. In: Advanced Mathematical Thinking (ed. David Tall). Kluwer publications, 1991.
DENBEL, D.G. Students misconceptions of the limit concept in a first Calculus course. Journal of Education and Practice, v.5, nº34, 2014.
JORDAAN, T. Misconceptions of the limit concept in a mathematics course for engineering students. Dissertação de mestrado (educação matemática). University of South Africa, 2005.
HITT, F.; LARA-CHAVEZ, H. Limits, continuity and discontinuity of functions from two points of view: that of the teachers and that of the students. In: BILLS, L (ED). Proceedings of the British Society for Research into Learning Mathematics, v. 19, p. 49 – 54, jun.1999.
JUTER, K. Learning limits of function: students’ conceptual development. Saarbrücken: VDM Verlag Dr. Müller, 2008.
KARATAS et al. A cross-age study of students’ understanding of limit and continuity concepts. BOLEMA, Rio Claro (SP), v. 24, nº 38, p. 245 a 264, abril, 2011.
MESSIAS, M. A. V. F. Teorias Cognitivas do Pensamento Matemático Avançado e o processo de construção do conhecimento: um estudo envolvendo os conceitos de limite e continuidade. 2018. 186f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, UFPA, 2018.
MESSIAS, M. A. V. F; BRANDEMBERG, J. C. Discussões sobre a relação entre limite e continuidade de uma função: investigando imagens conceituais. BOLEMA, Rio Claro (SP), v. 29, n.53, p. 1224 – 1241, dez., 2015.
PRZENIOSLO, M. Images of the limit of function formed in the course of mathematical studies in the university. Educational Studies in Mathematics, Netherlands, v. 55, p. 103 – 132, 2004.
ROA-FUENTES, S; OKTAÇ, A. Construcción de una decomposición genética: Análisis teórico del concepto transformación lineal. Revista Latino-americana de Investigación Matemática Educativa, n.13, v.1, p. 89-112, 2010.
SARVESTANI, A.K. Contemplating problems taken from history of limits as a way to improve students’ understanding of the limit concept. 2011. 162f. Tese de Doutorado, Universiteit Van Amsterdam, 2011.
TALL, D; VINNER, S. Concept image and concept definition with particular reference to limits and continuity. Educational Studies in Mathematics, n. 12, 1981, p. 151 – 169.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i38.9657
Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.