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Mapeando elementos do perfil epistemológico de densidade

Viviane Florentino de Melo, Amanda Amantes

Resumo

Neste artigo apresentamos o mapeamento de elementos do perfil epistemológico de densidade de estudantes do ensino médio e superior. Aplicamos testes a uma amostra de 324 estudantes desses dois níveis com o intuito de identificar a presença de elementos do perfil a partir da segmentação do conceito nas três primeiras zonas: realismo ingênuo, empirismo e racionalismo tradicional. Os testes foram construídos tendo como parâmetro o conteúdo de nível médio. Nossos resultados evidenciam que a consolidação dos conhecimentos referentes ao conceito de densidade que permite a diferenciação de contextos de uso: científico e cotidiano, assim como a apropriação de elementos teóricos para lidar com o conceito, só são constatadas, de modo significativo, em estudantes de nível superior. A partir desses resultados questionamos a formação em nível médio em termos de promoção do desenvolvimento de concepções, uma vez que há evidências de não superação do senso comum. Além disso, parece não haver a instrução necessária para prover elementos teóricos necessários à compreensão de situações empíricas. Por fim, apontamos a necessidade de mais pesquisas, a fim de evidenciar como o processo de escolarização fornece subsídios para que alunos superem o senso comum e consigam operar com teorias científicas.


Palavras-chave

conceito científico de densidade; perfil epistemológico; mapeamento


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i38.9787

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