Diretrizes para Autores
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS
1. Categorias de artigos – A Revista Ver a Educação aceita publicar textos sobre Educação, que se enquadrem nas categorias de Artigos Científicos Originais, Artigos de Revisão e Resenhas Críticas.
2. Os Artigos Científicos devem resultar de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre práticas concretas ou debates polêmicos e atualizados na área educacional. São aceitos também Artigos de Revisão, oriundos de estudos com delineamento definido e baseado em pesquisa bibliográfica, que apresentem consistência analítica e considerações capazes de contribuir para o estado do conhecimento sobre o tema abordado.
3. Os textos, escritos em português ou espanhol, devem ser inéditos, de autores/as brasileiros/as ou estrangeiros/as. Relatos de pesquisa devem apresentar tratamento científico e seguir normas e técnicas exigidas em trabalhos acadêmicos.
4. O (s) autores (as) deve (m) apresentar uma declaração de que o artigo é, realmente, inédito.
5. Cada artigo poderá ter no máximo até três (3) autores.
6. A seleção dos artigos para publicação toma como referência sua contribuição à Educação, dentro da linha editorial da revista; também a originalidade do tema ou do tratamento dado ao assunto, a consistência e o rigor da abordagem teórica e a qualidade do texto.
7. A Revista Ver a Educação também publica Resenhas Críticas. A resenha deve atender às seguintes orientações: referir-se à obra relacionada à Educação; ser inédita; conter a identificação completa da obra.
APRESENTAÇÃO FORMAL DOS ORIGINAIS
1. Os textos devem ser salvos no formato Word ou compatível, com enter apenas no fim dos parágrafos e após títulos, subtítulos etc. Os destaques que se fizerem necessários devem ser feitos em itálico.
2. O texto NÃO DEVE CONTER A IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES. O anonimato deve ser mantido também nos dados de identificação nas propriedades do documento (ao salvar o documento identifique-o apenas pelo título do artigo e retire qualquer identificação de autoria).
3. Os artigos científicos e de revisão deverão ter entre 35.000 e 60.000 caracteres (incluindo os espaços), formatados para folha A4, incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas.
4. As Resenhas devem ter de 14.000 a 17.000 caracteres (com espaços), conter descrição do conteúdo da obra, sendo fiel às suas ideias principais, a seus fundamentos, metodologia etc., bem como análise crítica, ou seja, um diálogo do autor da resenha com o autor da obra. Também deve apresentar qualidade textual em termos de estilo e linguagem acadêmica, e usar, se for o caso, corretamente referências e citações bibliográficas (abaixo descritas). Os editores encaminharão as resenhas a dois pareceristas para que avaliem seu mérito, após conferir que atendem às orientações formais ora especificadas.
5. Pede-se que os textos estejam alinhados em modo justificado, digitados em espaço 1,5; fonte Times New Roman, corpo 12. As citações com mais de três linhas devem vir sempre em novo parágrafo, em corpo 10, sem aspas e endentadas.
Alguns itens a serem observados na digitação dos textos:
a) Usar aspas duplas somente para citações diretas no corpo de texto;
b) Acima de três linhas de citação literal de autor, esta deve ser destacada no texto, com margem esquerda recuada a 4cm, em espaço simples, sem itálico e sem aspas, indicando a página após o ano de citação ou em local imediatamente anterior a esta;
c) Usar letras maiúsculas de todo o sobrenome de autores citados no corpo do texto, quando inseridos entre parênteses, e na lista de referências bibliográficas (final do texto);
d) Evitar o uso do “e” comercial (&) para associar um ou mais autores quer no texto quer na lista de referências; diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (Sobrenome do Autor, ano, p. xx);
e) Usar itálico para palavras com emprego não convencional e para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações; negrito para termos e expressões que o(s) autor(es) desejar enfatizar no texto;.
6. As referências bibliográficas deverão conter exclusivamente os autores e os textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT (6028/2003). Quando for o caso, sempre indicar o nome do tradutor após o título do livro ou artigo.
Estas orientações devem ser rigorosamente seguidas pelos autores e sua inobservância poderá implicar a não aceitação do texto pelo Comitê Editorial.
NO PREPARO DO ORIGINAL, DEVERÁ SER OBSERVADA A SEGUINTE ESTRUTURA:
a) Título e subtítulo do artigo devem ter no máximo 75 caracteres, incluindo os espaços, e também devem ser traduzidos para o inglês (Title);
b) Resumo e palavras-chave: resumo e abstract (entre 550 e 750 caracteres, incluindo os espaços) e palavras-chave que identificam o conteúdo do artigo, devem ser de no mínimo três (03) e no máximo cinco (05) em português e keywords (em inglês). Para a redação e estilo do resumo, observar as orientações da NBR-6028/2003, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
c) Corpo do texto, ao longo do qual não deve haver identificação autoral. Deve conter: Introdução: apontar o objeto e propósito do estudo, descrever os avanços alcançados com a pesquisa. Relatos de pesquisa devem se utilizar da introdução para apresentar a contextualização do problema por meio de revisão bibliográfica. Metodologia: apresentar a trajetória teórico metodológica que norteia a pesquisa. Referenciar as técnicas padronizadas. Análise e discussão: Interpretar os dados e apresentar os resultados relacionados aos conhecimentos existentes. Conclusão ou considerações finais: Trata-se do fechamento do texto indicando os resultados finais. Referências: Somente as citações que figuram no texto devem ser referenciadas.
d) Referências bibliográficas – Devem obedecer a NBR-6023/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. Nas referências bibliográficas de até três autores, todos poderão ser citados, separados por ponto e vírgula. Nas referências com mais de três autores, citar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al. A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação de seus dados no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) dos trabalhos. Alguns exemplos de referências bibliográficas constam a seguir:
Livros:
(um autor):
APPLE, M. W. Educação e poder. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas. Tradução de Maria Cristina Monteiro. 1989.
(até três autores):
JUNQUEIRA, S. A.; MENEGUETTI, R. G. K; WACHOWICZ, L. A. Ensino religioso e sua relação pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2002.
(mais de três autores):
CASTELLS, M. et al. Novas perspectivas críticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
Capítulos de livros:
SGUISSARDI, V. A universidade neoprofissional, heterônoma e competitiva. In: MANCEBO, D.; FÁVERO, M. de L. A. (Org.). Universidade: políticas, avaliação e trabalho docente. São Paulo: Cortez, 2004. p. 33- 52.
Artigos em Periódicos:
LOURENÇO FILHO, M. B. Antecedentes e primeiros tempos do INEP. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 42, n. 95, p. 8-17, jul./set. 1964.
Trabalho publicado em Anais de Congresso
PARO, V. H. Administração escolar e qualidade do ensino: o que os pais ou responsáveis têm a ver com isso? In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 18., 1997, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, EDIPUCRS, 1997. p. 303-314.
Teses e dissertações:
FERREIRA, L. R. O Público e o privado nas universidades públicas: análise da fundação de apoio privada FADESP no gerenciado dos recursos para a UFPA (2004 a 2008); 2010. 217f. Dissertação (Mestrado em Educação). Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém.
Artigo de periódico (formato eletrônico)
AQUINO, J.G.; MUSSI, M.C. As vicissitudes da formação docente em serviço: a proposta reflexiva em debate. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 211-227, jul. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.com.br>. Acesso em: 14 ago. 2002.
Livro em formato eletrônico
SÃO PAULO (Estado). Entendendo o meio ambiente. São Paulo, 1999. v. 1. Disponível em: <http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual/htm>. Acesso em: 8 mar. 1999.
Artigo assinado (jornal)
DIMENSTEIN, G. Escola da vida. Folha de S. Paulo, São Paulo, 14 jul. 2002. Folha Campinas, p. 2.
Artigo não-assinado (jornal)
FUNGOS e chuva ameaçam livros históricos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 5 jul. 2002. Cotidiano, p. 6.
Decretos, leis
BRASIL. Decreto n. 2.134, de 24 de janeiro de 1997. Regulamenta o art. 23 da Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a categoria dos documentos públicos sigilosos e o acesso a eles, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 18, p. 1435-1436, 27 jan. 1997. Seção 1.
Constituição federal
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasilia, DF: Senado Federal, 1988.
Relatório oficial
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Relatório 2006. Belém, 2007. (mimeogr.).
e) Notas: quando existirem, devem ser numeradas seqüencialmente e colocadas no final do artigo. Não é permitido o uso de notas bibliográficas. Para isso, deve-se utilizar as citações no texto: a identificação das referências no corpo do trabalho deve ser feita com a indicação do(s) nome(s) do(s) autor(es), ano de publicação e paginação. Ex: (Nunes, 1995, p. 225).
f) Tabelas e figuras – As tabelas deverão ser numeradas, consecutivamente, com algarismos arábicos, na ordem em que foram incluídas no texto e encabeçadas por seu título, evitando-se a não repetição dos mesmos dados em gráficos. Na montagem das tabelas, recomenda-se seguir as “Normas de apresentação tabular”, publicadas pelo IBGE. Quadros são identificados como tabelas, seguindo uma única numeração em todo o texto. As ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) serão consideradas figuras. Estes elementos devem ser produzidos em preto e branco, apresentando, sempre que possível, qualidade de resolução (a partir de 200 dpis) para sua reprodução direta.
OBSERVAÇÕES GERAIS:
. Serão fornecidos gratuitamente ao primeiro autor de cada artigo (03) três exemplares do fascículo em que seu trabalho foi publicado; em artigos de co-autoria, cada autor receberá (02) dois exemplares; no caso de mais de três autores, cada um receberá (01) um exemplar.
. A revista não se obriga a devolver os originais das colaborações enviadas e informa que o conteúdo dos textos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo necessariamente a opinião do Comitê Editorial.