Mudanças de concepções atitudinais sobre a natureza da ciência e tecnologia em estudantes da escola básica após intervenção didática
Resumo
Esta investigação envolveu problemas relacionados ao ensinar com qualidade temas da Natureza da Ciência e Tecnologia (NdC&T) relacionados com validação do seu conhecimento e como funciona no mundo atual. O objetivo foi mostrar a possibilidade de ensinar e avaliar questões e aspectos inovadores da compreensão da NdC&T a partir de uma intervenção didática realizada em sala de aula com auxílio de uma Sequência de Ensino-Aprendizagem (SEA). O desenho metodológico foi uma intervenção-experimental, pois reúne etapas de pré-teste -intervenção didática - pós-teste, com um grupo experimental e grupo controle. Foram sujeitos da pesquisa estudantes da Escola Básica de uma cidade localizada no Sul do Estado de Minas Gerais. Entre os resultados verifica-se uma melhora expressiva do pré-teste para o pós-teste com o grupo experimental, e uma modesta melhora com o grupo controle. Como contribuição essa pesquisa inclui a própria SEA e os instrumentos de avaliação, sendo que se pode constatar sua funcionalidade, tornando-se transferíveis para ensino de Ciências. Concluímos que através da atividade desenhada, realizada e avaliada em sala de aula, possibilitou aos estudantes alcançar uma melhora nas concepções atitudinais acerca da NdC&T.
Palavras-chave
ensino de ciências; sequência de ensino e aprendizagem; natureza da ciência e da tecnologia
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PDFReferências
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