- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Exigências éticas para publicações
Foco e Escopo
Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas (Amaz RECM) é editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará. Um periódico científico, publicado semestralmente, aberto à comunidade científica internacional, destinado à publicação de pesquisas sobre formação de professores e processos de ensino e de aprendizagem nas áreas de Educação em Ciências, Matemáticas e Educação Ambiental.
A Amaz RECM aceita a prioritariamente artigos de pesquisa ou de revisão teórica, com as seguintes características:
Artigos de pesquisa, que apresentem com objetividade, clareza e coerência o referencial teórico, questões de pesquisa, métodos de coleta e análise de dados empregados, resultados obtidos devidamente analisados e discutidos, e, por fim, as conclusões e implicações da pesquisa para a área de Educação em Ciências e Matemática.
Artigos de revisão de literatura (da área de Educação em Ciências e Matemática), desde que sejam revisões teóricas inéditas, atualizadas e amplas (baseadas em referências nacionais e internacionais), cujo assunto ou a maneira que foi abordado não tenha sido previamente revisado em livros ou artigos já publicados.
Políticas de Seção
Editorial
Textos dos editores da revista
Editores- Jesus Brabo
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Artigos Científicos
Editores- Amaz RECM
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
Para melhorar o processo de avaliação dos manuscritos e diminuir o tamanho da fila de avaliação, todos os artigos submetidos passam por uma análise premiminar de membros do conselho editorial antes de serem colocados em fila para avaliação às cegas.
A análise preliminar avalia se os manuscritos submetidos se enquadram corretamente no escopo da revista, seguem as diretrizes para autores e apresentam suficiente caráter inovador e relevância científica. Caso o manuscrito não cumpra tais requisitos, a comissão editorial reserva-se o direito de rejeitá-lo já nessa fase.
O processo de avaliação às cegas (Double-Blind Peer Review) envolve a apreciação de, pelo menos, dois avaliadores ad hoc, de instituições diferentes da instituição do(s) autor(es). Caso haja discodância entre dois primeiros pareceres, ou se a comissão editorial considerar necessário, é solcitado o parecer de um terceiro avaliador ad hoc.
A avaliação por pares analisa a qualidade da redação e precisão/pertinência teórico-metodológica dos argumentos e dados apresentados nos manuscritos.
Dependendo dos pareceres emitidos, a comissão editorial poderá aceitar, rejeitar ou solicittar aos autores modificações/correções recomendadas pelos avaliadores ad hoc.
O tempo de duração do processo de avaliação poderá ser de até doze meses, a depender do tamanho da fila de avaliação.
A revista conta com uma equipe de avaliadores ad hoc, doutores em Educação em Ciencias e Matemática ou áreas afins, vinculados a IES nacionais e internacionais. Além disso, sempre que necessário, com base em informações públicas de bancos de dados de pesquisadores (Lattes, Research ID e ORCID), a comissão editorial seleciona e convida novos avaliadores ad hoc para contribuir voluntariamente com a revista.
Periodicidade
Semestral
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que fornecer conhecimento científico gratuito ao público proporciona maior democratização global do conhecimento.
Arquivamento
Esta revista usa o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivos distribuídos entre bibliotecas participantes e permite que eles criem arquivos de diário permanentes para preservação e restauração. Know more...
Exigências éticas para publicações
A editora da Universidade Federal do Pará e os editores da Amaz RECM estão comprometidos em atender e manter os padrões éticos no processo de avaliação e publicação dos artigos. As declarações de ética e imperícia da Amaz RECM baseiam-se nas Diretrizes de Boas Práticas da COPE para Editores de Revistas. É necessário concordar com os padrões de comportamento ético esperado para todas as partes envolvidas no ato de publicar: os autores, editores e o conselho editorial, revisores e o editor.
Responsabilidades dos editores
Os editores da Amaz RECM assumem o compromisso de:
Agir de forma objetiva e justa, evitando qualquer tipo de discriminação religiosa, políticas, social, gênero, orientação sexual ou crenças dos autores.
Garantir que todas as informações apresentadas nos manuscrito submetidos sejam mantidas em sigilo para qualquer pessoa que não seja os revisores e corpo editorial da revista.
Considerar unicamente o mérito acadêmico para publicação de artigos, avaliado às cegas pelos revisores ad hoc, mesmo em edições especiais.
No caso de detecção ou suspeita de plágio, redundância (publicação dupla), dados fabricados, conflitos de interesse ou problemas éticos (por exemplo, violação de patentes protegidas, experimentos com animais ou humanos sem o devido rigor ético), antes ou após a publicação dos manuscritos, os editores da Amaz RECM tomarão medidas de acordo com as diretrizes recomendadas pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE), fornecendo oportunidade para que autores respondam as eventuais reclamações/denúncias, mantendo arquivada toda documentação referente ao caso.
Estar sempre dispostos a publicar correções, esclarecimentos, retratações ou desculpas quando necessário.
Responsabilidades dos revisores
Ao concordar em atuar como revisor da Amaz RECM os colaboradores assumem o compromisso de:
Avaliar os manuscritos de forma objetiva e justa. Se for o caso, contribuir para a melhoria da qualidade do artigo publicado, indicando objetivamente eventuais revisões necessárias, dentro dos prazos estabelecidos.
Manter o sigilo e não se apropriar e/ou divulgar total ou parcialmente qualquer informação fornecida pelo editor ou autor.
Denunciar ao editor a deteção de eventuais problemas éticos (plágio, redundância, dados fabricados etc.).
Em caso de potenciais conflitos de interesse com o autores de um manuscrito recebido, informar o editor e se abster da revisão do mesmo.
Responsabilidades dos autores
Ao submeter seus manuscritos à Amaz RECM os autores assumem o compromisso de:
Garantir que o conteúdo do manuscrito submetido é original, citando adequadamente eventuais informações reproduzidas de outras fontes.
Garantir que o manuscrito não foi submetido simultaneamente à outras revistas científicas.
Quando a pesquisa envolver experimentação com humanos e animais, os autores devem cumprir os requisitos da Resolução 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde/Brasil (disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf, incluindo informações sobre a opinião do Comitê de Ética em Pesquisa das instituições envolvidas).
Garantir que todos os autores do manuscritos com mais de um autor contribuiram efetivamente para a elaboração do manuscrito e que não há conflitos de interesse entre eles.
Manter os dados de pesquisa mencionados no manuscrito devidamente organizados, registrados e armazenados, fornecendo acesso a eles quando solicitado pelos editores ou revisores ou anexá-los como documentos suplementares no sistema de editoração da revista.
Cooperar com o editor na identificação de eventuais erros de publicação, solicitando a publicação de erratas, adendos ou retificação, quando for o caso.
Responsabilidades da editora
Tanto os membros do comite editorial da Amaz RECM quanto a editora da Universidade Federal do Pará devem garantir que as boas práticas sejam mantidas de acordo com os padrões acima descritos.
Procedimentos para lidar com suspeitas de má conduta
Para detectar possíveis plágios, todos os manuscritos submetidos à Amaz RECM serão analisados por softwares anti-plágio, como CopySpider© e Plagiarism©. Se houver suspeita de um incidente de plágio, o processo de avaliação será interrompido e os autores serão solicitados a fornecer esclarecimentos.
Má conduta e comportamento antiético tais como plágio, redundância (publicação dupla), dados fabricados, conflitos de interesse ou problemas éticos (por exemplo, violação de patentes protegidas, experimentos com animais ou humanos sem o devido a rigor ético) podem ser identificados e trazidos à atenção do editor e editor a qualquer momento, por qualquer pessoa.
Quem quer que informe o editor ou editor de tal conduta deve fornecer informações e evidências suficientes para que uma investigação seja iniciada. Todas as alegações devem ser levadas a sério e tratadas da mesma maneira, até que uma decisão ou conclusão definitiva seja alcançada.
No caso de detecção ou suspeita antes ou depois da publicação do manuscritos os editores da Amaz RECM tomarão medidas de acordo com as diretrizes recomendadas pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE), disponíveis em: https://publicationethics.org/files/Full set of English flowcharts_9Nov2016.pdf
Caso seja comprovado o plágio, redundância, dados fabricados, conflitos de interesse ou problemas éticos em qualquer artigo publicado, a Universidade Federal do Pará e a Amaz RECM estão isentas de qualquer responsabilidade e os autores estarão sujeitos a todas as penalidades legais previstas em lei e ônus das irregularidades cometidas por eles.
No caso de detecção de má conduta, dependendo do tipo e da gravidade do caso, os autores poderão sofrer uma ou mais das seguintes penalidades:
Ser formalmente esclarecido sobre eventuais mal-entendidos que incorreram em desvios de conduta.
Ser mencionado em um aviso formal ou editorial da revista detalhando a má conduta.
Ter o caso formalmente relatado para a chefia ou agência de financiamento do autor má conduta.
Ser impedido de submeter novos manuscritos à revista.
Ter o caso formalmente relatado para uma organização profissional ou autoridade superior para investigações e ações adicionais.