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Fake Science: uma análise de vídeos divulgados sobre a pandemia

Marcia Borin da Cunha, Vanessa Ron Jen Chang

Resumo

Notícias e informações falsas sobre variados assuntos não é característica do momento atual, mas a forma de disseminação destas informações é que tem sido alterada nos últimos anos. Além da disseminação, também é possível perceber que o modo de recepção das mensagens tem sido diferente. Neste último caso, estudos apontam para o que se pode denominar de “Era da Pós-verdade”. Neste contexto amplo e complexo aparecem as Fake News, e quando se trata de assuntos de ciências podemos chamar de Fake Science, sendo este um tema de interesse para discussão de propostas de Letramento Informacional e Midiático (LIM) para escola. Neste artigo apresentamos a análise e reflexão sobre vídeos compartilhados em usuários do aplicativo WhatsApp, quando o assunto é a COVID-19. As análises dos vídeos nos levam a caracterização das mensagens e o estabelecimento de indicadores que podem ser utilizados para atividades em sala de aula para o LIM.


Palavras-chave

Fake News; pseudociência; letramento informacional e midiático; vídeos; pandemia


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i38.10166

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