Cabeçalho da página

Documentos digitalizados e elaboração de conhecimentos para a história da educação matemática

Victor Hugo de Lemos Gomes, Wagner Rodrigues Valente

Resumo

A crescente utilização de repositórios digitais, bem como a expansão do volume de documentos disponíveis para análise e uso como fontes de pesquisas, exigem uma adequação no modo de realizar investigações de forma a potencializar os seus resultados. O objetivo deste artigo é apresentar uma nova ferramenta para elaboração de conhecimento, no âmbito da história da educação matemática, apresentando-a por meio de um estudo de caso. Utilizando uma análise lexicométrica, aliada ao uso de softwares de processamento de dados, como o IRAMUTEQ, as pesquisas ganham a possibilidade de uso de múltiplos textos potencializando o processo de análise e diminuindo sobremaneira o tempo gasto no trabalho. Esse expediente permite o cruzamento de dados e informações tendendo a amplificar os resultados dos estudos em história da educação matemática.


Palavras-chave

história da educação matemática; IRAMUTEQ; Lexicometria; cruzamento de dados


Texto completo:

PDF

Referências


GOMES, V. H. L. As revistas pedagógicas paulistas e as orientações para o ensino de aritmética nos primeiros anos escolares: um estudo quali-quantitativo – São Paulo, 1890-1920). Dissertação (Mestrado em Ciências). São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. UNIFESP, 2020, 56f.

DAMASCENO, E. A. Lexicometria, geração de descritores, construção de ontologias e ensino de línguas: implicações e perspectivas. In: Magalhães, J. S. de & Travaglia, L. C. (Org.). Múltiplas Perspectivas em Linguísticas. 1a ed. Uberlândia: EDUFU, 2008, v. 01, p. 01-3037.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CARVALHO, M. M. C. Modernidade pedagógica e modelos de formação docente. São Paulo em Perspectiva. São Paulo, v. 14, n. 1, p. 111-120, 2000.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i38.10607

Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License