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As fases da Lua, os eclipses e as relações espaciais: um estudo piagetiano

Amanda de Mattos Pereira Mano, Eliane Giachetto Saravali

Resumo

Apresentam-se os resultados de uma investigação que teve por objetivo identificar a solidariedade entre a compreensão dos fenômenos das fases lunares e dos Eclipses e a construção de relações espaciais, junto a escolares do ensino fundamental II. Foram participantes deste estudo 20 estudantes, matriculados no 8º ano da rede pública de ensino de uma cidade do interior do estado de São Paulo, com idade entre 13 e 14 anos. Os instrumentos utilizados foram uma entrevista pautada no método clínico-crítico piagetiano, acerca da ocorrência das fases da Lua e dos Eclipses e uma prova operatória que investigou, por meio do problema da projeção das sombras, as relações espaciais. Os resultados das entrevistas revelaram que a maior parte dos participantes não compreende os fenômenos astronômicos investigados, e suas ideias não são pautadas em aspectos científicos, prevalecendo concepções muito centradas em sua própria perspectiva, sem coordená-las em um sistema espacial de relações. A aplicação da prova operatória revelou a prevalência de construções topológicas e euclidianas, com algumas construções iniciais do espaço projetivo. A análise estatística revelou relação positiva entre os dados dos dois instrumentos. São feitas reflexões sobre as implicações para o ensino de Ciências, em específico da Astronomia.


Palavras-chave

Jean Piaget; construção do espaço; Astronomia


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i39.10615

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