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Ensino remoto emergencial em matemática e o Milieu didático-virtual: uma reflexão teórico-propositiva em contexto institucional e adverso

Denivaldo Pantoja da Silva

Resumo

Este trabalho tem como objetivo promover uma reflexão teórico-propositiva sobre Ensino Remoto Emergencial (ERE) considerando alguns aspectos do ensino de Matemática e o ERE como instrumento didático-pedagógico crucial no desenvolvimento de atividades acadêmicas integrado em um sistema de Ensino Remoto Institucional (ERI), entendidos no sentido do Milieu didático  proposto pela Teoria das Situações Didáticas (TSD) ressignificado pela Teoria Antropológica do Didático (TAD), no espaço universitário e, ao mesmo tempo, expor de modo propositivo a noção ampliada de Milieu Didático-Virtual (MD)V ressignificado em contexto adverso de pandemia/pós pandemia da Covid-19. Para isso, recorremos ao estudo bibliográfico-investigativo em documentos específicos, articulados com base na TSD e na TAD. Os resultados do estudo revelam que o modelo de ensino tradicionalmente desenvolvido nas instituições de ensino – básico e superior – se fragilizou diante do estado de pandemia, exigindo mudanças e reconstruções imediatas, entendendo-se que a padronização de métodos de ensino mediados por tecnologias digitais à distância requer estruturação consistente, bem como o modo de entender o ensino de Matemática em milieux remotos que se estabelecem em contexto pandêmico.


Palavras-chave

ensino remoto; método de ensino; milieu; educação superior; reflexão


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i39.11402

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