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O ensino de Ciências com base no conhecimento tradicional sobre plantas medicinais

Eloisa Basso, Aline Locatelli, Cleci Teresinha Werner da Rosa

Resumo

O presente estudo parte da premissa de que alguns aspectos da cultura vêm se perdendo entre muitos estudantes indígenas, como, por exemplo, os conhecimentos que são passados de geração em geração. Em relação a valorização dos conhecimentos tradicionais e à importância de serem trazidos para as salas de aula, realizou-se uma pesquisa com 49 estudantes indígenas das séries finais do Ensino Fundamental, sobre os saberes envolvendo plantas medicinais. A partir dos resultados da pesquisa foram elencadas seis plantas medicinais, a saber: bananeira, laranjeira, pinheiro-do-paraná, camomila, calêndula e citronela e apresentamos neste artigo as possibilidades de abordagens de conceitos/conteúdos de Ciências, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no sentido de apresentar quais seriam as unidades temáticas, os objetos do conhecimento e as habilidades vinculadas a cada uma das plantas medicinais especificadas.


Palavras-chave

BNCC; estudantes indígenas; ensino fundamental


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i39.11438

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