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Análise da associação ciência e religiosidade entre estudantes universitários: implicações educacionais para formação de professores de ciências

Silmara Maria de Lima, Márcio Andrei Guimarães

Resumo

O objetivo desse trabalho foi identificar a associação entre Religiosidade Intrínseca e Atitudes em Relação à Ciência de estudantes universitários. Além disso, também foi verificado se havia diferenças no tipo de curso de graduação ou o ano em que o graduando estava matriculado em relação às variáveis Religiosidade Intrínseca (RI); Crenças e Afetos (CA) e Iniciativa Pessoal (IP). Atitudes em Relação à Ciência pode ser compreendida pela composição de crenças, afetos e comportamentos de um indivíduo no que concerne a ciência. Para a realização dessa proposta de trabalho participaram da pesquisa 403 graduandos dos cursos de licenciatura plena do Campus Universitário Professor Alberto Carvalho (UFS). Para essa pesquisa, foi adotada uma abordagem quantitativa com aplicação de questionário seguida de análise estatística das respostas. Os dados foram tabulados e analisados através do programa SPSS for Windows. Como resultados verificamos que, de maneira geral e levando em consideração os resultados anteriores, todos os testes confirmaram uma série de resultados já discutidos em vários artigos de mesma temática, publicados em periódicos científicos diversos, isto é: cursos superiores não atrapalham, tampouco alteram a crença do indivíduo em uma divindade. Os resultados também apontam que o apreço pela ciência e o gosto pessoal por ela é maior em cursos das áreas de Ciências.


Palavras-chave

Percepção pública da ciência; religiosidade intrínseca; ensino de ciências; atitudes frente à ciência.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i40.12003

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