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Planejamento de ações docentes e o ensino por pesquisa: possíveis conexões

Jefferson Sussumu Aguiar Hachiya, Fabiele Cristiane Dias Broietti, Marinez Meneghello Passos

Resumo

Essa pesquisa busca evidenciar possíveis conexões entre as ações docentes planejadas e os pressupostos do Ensino Por Pesquisa – EPP. Para atingir este objetivo foram tomados como corpus de pesquisa os planos de aula elaborados por um grupo de três professores responsáveis pelo desenvolvimento de um componente curricular, o qual teve como principal meta proporcionar aos estudantes, de uma turma do ensino técnico integrado ao médio, a vivência de uma pesquisa científica. Os dados foram estruturados tomando como base a análise textual discursiva (ATD), assumindo como categorias de análise os três momentos propostos no EPP, a saber: i) A problematização; ii) A metodologia de trabalho; iii) A avaliação do ensino e aprendizagem. Mediante as análises, foi possível verificar que o momento da problematização, se mostrou presente nos planos de aula desde o início do componente curricular, pois as ações docentes se pautaram no currículo intencional, nos saberes pessoais, acadêmicos, culturais e sociais dos estudantes e nas situações problemáticas no âmbito da abordagem CTSA. Com relação ao segundo momento, de metodologia de trabalho, verificamos a proposição de atividades de ensino que priorizavam o diálogo e a troca constante do papel principal entre professores e estudantes. Para o terceiro momento, foram previstas situações avaliativas diversificadas que evidenciaram indícios de aprendizagem dos estudantes ao longo da execução da disciplina. Diante dos resultados, concluímos que os três momentos previstos no EPP, quando utilizados para planejar um componente curricular, podem auxiliar nos processos de ensino e de aprendizagem, proporcionando o desenvolvimento científico dos estudantes a partir do seu protagonismo. Desta forma, entendemos que planejar, nessa dimensão, consiste em propor ações que priorizem atividades que considerem como principal objetivo a aprendizagem dos estudantes, em detrimento de realizar o planejamento apenas para atender às exigências burocráticas


Palavras-chave

Ensino de ciências; ensino por pesquisa; ações docentes, planejamento


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i40.12295

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