Cabeçalho da página

Grandezas e Medidas no teste do 2º ano do ensino fundamental no Saeb 2019

Cátia Maria Machado da Costa Pereira, Geraldo Eustáquio Moreira

Resumo

Este artigo analisa o desempenho alcançado pelos estudantes do 2º ano do ensino fundamental em grandezas e medidas, descrito nos níveis da escala de proficiência de Matemática do Saeb 2019, cotejando com o ensino desse eixo do conhecimento no contexto escolar. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo que adotou em seu processo de investigação o procedimento documental. A referência na análise pedagógica adota as definições: Não atingiu o Nível Suficiente, Nível Suficiente e Nível Desejável. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes que participaram do Saeb 2EF de 2019 dominam habilidades aferidas por itens que envolvem contextos que lhes são familiares. Pequeno número de estudantes localiza-se no Nível Suficiente, superam o grau básico de dificuldades e dominam conhecimentos em grandezas e medidas acima da média. Os altos níveis da escala de proficiência, Nível Desejável, concentram itens que aferem as habilidades de maior complexidade, foram alcançados por um número reduzido de estudantes que apresentam desempenho compatível com a etapa de escolarização avaliada. As reflexões revelam que o ensino de grandezas e medidas continua requerendo atenção da escola e dos professores e propostas pedagógicas que auxiliem o estudante a compreender, dar significado e sistematizar as aprendizagens desses conteúdos matemáticos.


Palavras-chave

Saeb 2EF; item do contexto familiar; eixo do conhecimento; níveis suficiente e desejável


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 23 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular (BNCC). Educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 04 mar. 2019.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório SAEB/ANA 2016: panorama do Brasil e dos estados. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018b.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sistema de avaliação da educação básica. Documentos de Referência Versão Preliminar. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2018/documentos/saeb_documentos_de_referencia_vf.pdf. Acesso em: 06 dez. 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resultados Saeb 2019. Testes amostrais. 2º ano do Ensino Fundamental – Língua Portuguesa e Matemática. 9º ano do Ensino Fundamental – Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2020/documentos/Apresentacao_Resultados_Amostrais_Saeb_2019.pdf. Acesso em: 19 dez. 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Relatório de resultados do Saeb 2019: volume 2: 2º ano do ensino fundamental [recurso eletrônico]/ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília, DF: Inep, 2021.

BELLEMAIN, P. M. B.; BIBIANO, M. F. A.; SOUZA, C. F. Estudar grandezas e medidas na educação básica. Em Teia, Pernambuco, vol. 9, n. 1, p. 2018.

CALDATTO, M. E.; BORTOLUZI, C. R.; KOETZ, M. C. Um estudo sobre as concepções apresentadas por professores dos anos iniciais sobre “medir”. 2017, Paraná. Anais [...]. XIV EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, Unioeste de Cascavel, set. 2017.

COSTA, A. P.; VILAÇA, M. M.; MELO, L. V. O ensino de grandezas e medidas em um documento curricular oficial para o ensino básico. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, MG, v.27, n. 3, p. 934-955, set./dez. 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

LIMA, A. Ensino de grandezas e medidas: uma proposta com materiais didáticos manipuláveis para o 6º ano do ensino fundamental. 2017. 107 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.

MOREIRA, G. E.. O Dzeta investigações em educação matemática numa perspectiva de resistência e persistência. In: MOREIRA, G. E. (org.). Práticas de ensino de matemática em cursos de licenciatura em pedagogia: Oficinas como instrumentos de aprendizagem. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.

PEREIRA, C. M. M. C. O Saeb na percepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades em Matemática. 2022. 303 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2022.

UNESCO. Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. Análisis curricular estudio regional comparativo y explicativo (ERCE 2019). Brasil. Documento nacional de resultados. Santiago do Chile: Unesco/OREALC, 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373957/PDF/373957spa.pdf.multi. Acesso em: 21 dez. 2020.

SILVA, E. F.; PEREIRA, C. M. M. C. Ideb e a “qualidade” da educação básica: para além do fetiche da nota. Simpro, DF. 2020. Disponível em: https://www.sinprodf.org.br/ideb-e-a-qualidade-da-educacao-basica-para-alem-do-fetiche-da-nota1/. Acesso em: 30 dez. 2020.

VECE, J. P.; CURI, E.; SANTOS, C. A. B. Currículos de Matemática: análise das orientações didáticas sobre as grandezas e medidas no ciclo de alfabetização. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v.19, n.3, p. 302-327, 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i40.12583

Direitos autorais 2022 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License