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Revisão Sistemática de Literatura acerca da abordagem da temática indígena no Ensino de Ciências

Vânia Costa Ferreira Vanuchi, Daniele Trajano Raupp

Resumo

O presente trabalho consiste em uma revisão sistemática de literatura, realizada nas bases de busca do Portal de Periódicos CAPES com o intuito de responder a seguinte questão de investigação: como a temática indígena tem sido abordada no ensino de Ciências na educação básica no Brasil? Para realizar a presente pesquisa, considerou-se um recorte temporal de 18 anos, a fim de compreender como a temática estava sendo abordada antes e depois da promulgação da lei de nº 11.645 de 2008. Neste artigo, foram estabelecidas as estratégias de busca, os critérios de elegibilidade, inclusão, avaliação da qualidade dos estudos, a seleção dos estudos, a extração dos dados e análise dos resultados, sendo realizada por meio da síntese textual narrativa. A busca resultou em uma quantidade de oito manuscritos, dos quais três foram excluídos da análise e cinco foram submetidos à análise e discussão dos dados. Por meio da leitura e análise dos manuscritos encontrados na base de busca, foi possível concluir que a temática indígena vem sendo progressivamente abordada no ensino de Ciências e que os estudos analisados apresentaram limitações quanto ao ensino de Química no Ensino Médio.


Palavras-chave

Cultura indígena; revisão sistemática; ensino de ciências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i40.12719

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