O testemunho em pesquisa narrativa e a análise textual discursiva associada ao IRAMUTEQ
Resumo
Esta é uma Pesquisa Narrativa, cujo corpus textual foi constituído por testemunhos de egressos do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (CCIUFPA). Para a obtenção das informações contidas nos testemunhos foi utilizado a associação do software IRAMUTEQ com Análise Textual Discursiva (ATD). Objetivamos compreender e explicitar essa associação e as aproximações entre os procedimentos. Assim, por meio da análise de similitude e nuvens de palavras, com critérios da ATD ocorreu a emergência de três categorias: O professor e sua formação no âmbito do CCIUFPA; O CCIUFPA: um lugar de formação de professores; A finalidade da formação de professores no CCIUFPA. Concluímos que a associação adotada em pesquisa narrativa com uso do testemunho é potencialmente significativa, desde que o pesquisador valorize a multiplicidade de vozes existentes, compreenda que o IRAMUTEQ é uma ferramenta e que a formação e análise de categorias depende de sua imersão no material, nas bases teóricas adotadas e de sua interpretação como pesquisador.
Palavras-chave
CCIUFPA; formação de professores; IRAMUTEQ; Análise Textual Discursiva; testemunho
Texto completo:
PDFReferências
CAMARGO, Brígido Vizeu, JUSTO, Ana Maria. Tutorial para uso do software IRAMUTEQ. (Interface de R pourles Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires) Laboratório da psicologia da comunicação e cognição (LACCOS) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2021. Disponível em: http://www.IRAMUTEQ.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais. Acesso em jan. 2021.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU.2ªed. rev. Uberlândia: EDUFU. 2015. 250p.
GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. (1981). Metodologia da Convergência: indivíduo, conhecimento e realidade – uma proposta para formação de professores de ciências. Campinas: FE/UNICAMP (Dissertação de Mestrado).
GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Clube de Ciências da UFPA: origens e desdobramentos de um espaço formativo de professores e de iniciação científica infanto-juvenil. (dissertação de Mestrado). Anais do encontro nacional de Clubes de Ciências 2019. Anais... Belém/PA. UFPA, 2019. Disponível em: www.even3.com.br/anais/enacc. Acesso em jan.2021.
GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Ensino de Ciências e Matemática e Formação de Professores: marcas da diferença. Campinas: FE/UNICAMP (Tese de Doutorado). 2000.
GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; NARDI, Roberto. Aspectos epistemológicos da Pesquisa Narrativa presentes em teses e dissertações sobre formação de professores na área de Educação em Ciências e Matemáticas, no período de 2000 a 2012. Atas CIAIQ 2016. Investigação Qualitativa em Educação, v.1. 2016. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2016/issue/view/12. Acesso em jun. 2021.
MENDES, Luiz Otavio Rodrigues; PROENÇA, Marcelo Carlos de; PEREIRA, Ana Lucia El software IRAMUTEQ em investigación cualitativa: uma revisión sistemática em el ámbito de la educación matemática. Revista Paradigma (Ed. Temática: Pesquisa Qualitativa Em Educação Matemática), Vol. XLIII, mayo de 2022 / 228–258. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/1225/1057. Acesso em jun. 2022.
MORAES, Roque. GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva – Ijuí: Ed. Unijuí, 3. ed. rev. e ampl. 2016. – 264 p. – (Coleção educação em ciências). E-book ISBN 978-65-86074-19-2 (digital).
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo; RAMOS, Maurivan Guntzel Aprendentes do aprender: um exercício de análise textual discursiva. II Congresso Luso-Brasileiro de Investigação qualitativa. Universidade de Aveiro. 2013. Indagatio Didactica, vol. 5(2), 2013.
PIERRON, Jean-Philippe. Transmissão: uma filosofia do testemunho. Tradução Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Edições Loyola. 2010. 294p.
RAMOS, Maurivan Güntzel; LIMA, Valderez Marina do Rosário; AMARAL-ROSA, Marcelo Prado. Contribuições do software IRAMUTEQ para a Análise Textual Discursiva. Atas do 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa: Investigação Qualitativa na Educação. Atas. v.1. Fortaleza, 2018. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/14665/2/Contribuicoes_do_software_IRAMUTEQ_para_a_Analise_Textual_Discursiva.pdf. Acesso em 20 jan. 2022.
SALVIATI, Maria Elisabeth. Manual do Aplicativo IRAMUTEQ (versão 0.7 Alpha 2 e R Versão 3.2.3): compilação, organização e notas. Planaltina. 2017. Disponível em: http://www.IRAMUTEQ.org/documentation/fichiers/manual-do-aplicativo-IRAMUTEQ-par-maria-elisabeth-salviati/view. Acesso em: jan. 2021.
SILVA, Priscila Gleden Novaes da; RAMON, Rosangela, CAPPELIN, Alcione; TIEPPO, Sandra Maria; GRAVE, Fernanda Marchiori; KRUG, Carbone Bruno Schmidt. A utilização de softwares de análise de dados qualitativos: um mapeamento de teses em Educação Matemática. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.17, n. 38, 2021. p. 209-226.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i42.12980
Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.