Cabeçalho da página

As questões socioambientais da/na Amazônia: materialidades no vídeo “a mensagem do xamã” – uma leitura decolonial

Yasmim Nazaré Moura Sarmanho, Nadia Magalhães da Silva Freitas, Ivone dos Santos Siqueira, Nívia Magalhães da Silva Freitas

Resumo

Estamos vivenciando uma crise socioambiental, com toda a sorte de eventos, decorrentes de intervenções humanas, cujos impactos e desdobramentos, progressivos e acentuados, incidem sobre o campo ambiental e social. As ponderações sobre as questões socioambientais constituem-se processos de formação ambiental. Diversas são as oportunidades de fazê-lo, e enfatizamos aqui o uso de recursos midiáticos. Assim, propomo-nos, a partir da materialidade do vídeo “A mensagem do Xamã”, mediante análise de conteúdo, sob a lente decolonial, fazer emergir a multiplicidade de conteúdos relacionados às questões socioambientais, notadamente da/na Amazônia, importantes ao ensino, trazendo uma voz indígena e suas cosmovisões. A análise do vídeo resultou em três categorias: (1) apropriação, violência e colonização do ser, (2) a “natureza amazônica” colonizada e (3) a mensagem do Xamã como manifesto à decolonialidade do saber. O vídeo movimenta-se entre tecnologia, riquezas e impactos na floresta e no ambiente natural e social, precisamente em virtude do impulso capitalista. Nesse contexto, evidencia-se a apropriação degenerativa da natureza, com desdobramentos para o campo social. Em contextos de ensino e de aprendizagem, o vídeo “A mensagem do Xamã” pode permitir aos alunos realizar ponderações sobre os problemas socioambientais, notadamente na/da Amazônia. O vídeo coloca em evidência aspectos contundentes ao cenário amazônico, em interlocução com manifestações do capitalismo, representando, ao final, crítica à relação do ser humano com a natureza; ao mesmo tempo, constitui-se um convite para pensar um futuro plausível para a humanidade, tendo como fundamento a outridade da natureza.


Palavras-chave

questões socioambientais; Amazônia; (de)colonialidade; voz indígena


Texto completo:

PDF

Referências


ALIMONDA, H. La colonialidad de la naturaleza. Una aproximación a la Ecología Política Latinoamericana. In: ALIMONDA, H (Org.) La naturaleza colonizada. Ecología política y minería en América Latina. Buenos Aires: Ediciones Ciccus: Clasco, 2011. p. 21- 58.

ALMEIDA-VAL, V. M. F. A Amazônia não é só paisagem! Ciência e Cultura, Campinas/São Paulo, v. 58, n. 3, p. 24-26, 2006. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v58n3/a12v58n3.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.

AMIN, M. M. A Amazônia na geopolítica mundial dos recursos estratégicos do século XXI. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 107, p. 107-138, 2015. Disponível em: https://journals.openedition.org/rccs/5993#text. Acesso em: 25 jun. 2022.

ANDRADE, F. M. R. Natureza amazônica e educação ambiental: identidades, saberes docentes e representações sociais. Revista Científica RUNAE, Equador, v. 1, p. 51-70, 2017. Disponível em: http://repositorio.unae.edu.ec/bitstream/56000/155/1/Texto.pdf. Acesso em: 11 jul. 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BATISTA, I. M. S. A. “Natureza” amazônica: dos mitos edênicos à reserva de capital natural. In: Simpósio Nacional de História, 27. Natal, 22 a 26 de julho, 2013. Anais .... Disponível em: http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1364820654_ARQUIVO_ARTIGOIANEANPUH2013.pdf. Acesso em: 5 de jul. 2022.

BENSUSAN, N. Situação das unidades de conservação na Amazônia brasileira. Ciência & Ambiente, Santa Maria, n.31, p. 65-77, 2005.

BRIGHENTI, C. A. L. Colonialidade do poder e a violência contra os povos indígenas. Revista PerCursos, Florianópolis, v. 16, n. 32, p. 103-120, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724616322015103. Acesso em: 20 mai. 2022.

BUENO, M. F. Natureza como representação da Amazônia. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 23, p. 77-86, 2008. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/espacoecultura/article/view/3524/2451. Acesso em: 25 abr. 2022.

CARVALHO, M. B. O que é natureza. São Paulo: Brasiliense, 2003.

CEMIN, A. Xamanismo: algumas abordagens teóricas. Presença. Revista de Educação, Cultura e Meio Ambiente, Porto Velho, v. 3, n. 15, p. 1-30, 1999. Disponível em: http://www.revistapresenca.unir.br/artigos_presenca/15arneidecemin_xamanismo.pdf. Acesso em: 24 jul. 2022.

CLEMENT, C. R.; HIGUCHI, N. A floresta amazônica e o futuro do Brasil. Ciência e Cultura, Campinas/São Paulo, v. 58, n. 3, p. 44-49, 2006. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v58n3/a18v58n3.pdf. Acesso em: 24 jun. 2022.

DRUMMOND, J. A. A história ambiental: temas, fontes e linhas de pesquisa. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. 177-197, 1991. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2319/1458. Acesso em: 20 abr. 2022.

DUTRA, D. S. de A.; CASTRO, D. J. F. de A.; MONTEIRO, B. A. P. Educação em Ciências e decolonialidade: em busca de caminhos outros In: MONTEIRO, B. A. P.; DUTRA, D. S. de A.; CASSIANI, S.; SÁNCHES, C.; OLIVEIRA, R. D. V. L. de. Decolonialidades na educação em ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019. p. 1-17.

EGGENSPERGER, K.; MARINO, M. C. P. Descolonizar a natureza – contribuições ecocríticas e ecoestéticas In: Ciclo de Estudos da Linguagem, 10; Congresso Internacional de Estudos da Linguagem, 3. Ponta Grossa, 29 a 31 julho, 2019. Anais... Disponível em: https://siseve.apps.uepg.br/storage/ciel2019simp/31_MARIANA_CRISTINA_PINTO_MARINO-155224728335465.pdf. Acesso em: 21 jun. 2022.

ENRÍQUEZ, M. A. Mineração na Amazônia. Parcerias Estratégicas, Brasília/DF, v. 19, n. 38, p. 155-198, 2014. Disponível em: http://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article/viewFile/734/674. Acesso em: 21 jun.2022.

FAO; FILAC. Los pueblos indígenas y tribales y la gobernanza de los bosques. Una oportunidad para la acción climática en América Latina y el Caribe. Santiago do Chile: FAO, 2021. Disponível em: https://www.fao.org/3/cb2953es/cb2953es.pdf. Acesso em: 13 jul. 2022

FEARNSIDE, P. M. O valor intrínseco da biodiversidade amazônica: 1 – Reconhecer o “elefante na sala”. Amazônia Real, Manaus, p. 1-4, 2021. Disponível em: https://amazoniareal.com.br/o-valor-intrinseco-da-biodiversidade-amazonica-1-reconhecer-o-elefante-na-sala/. Acesso em: 19. jun. 2022.

FELLOWS, M.; ALENCAR, A.; BANDEIRA, M.; CASTRO, I.; GUYOT, C. Amazônia em chamas: desmatamento e fogo em terras indígenas. Brasília, DF: Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, 2021. (Nota Técnica nº 6). Disponível em: https://ipam.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Amazo%CC%82nia-em-Chamas-6-TIs-na-Amazo%CC%82nia.pdf. Acesso em: 13 jul. 2022.

FERREIRA, S. J. F. A floresta e a água. In: HIGUCHI, M. I. G.; HIGUCHI, N (Editores). A floresta amazônica e suas múltiplas dimensões: uma proposta de educação ambiental. Manaus: Higuchi & Higuchi Editores, 2012. p.123-151.

FONSECA NETO, S. N.; FREITAS, N. M. S.; FREITAS, N. M. S. Uma carta para o futuro: constructos sobre (in)sustentabilidade. Ciência e Natura, Santa Maria, v. 39, n.1, p. 133-141, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/article/view/24344/pdf. Acesso em: 13 jun. 2022.

FREITAS, N. M. S.; MARQUES, C. A. Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhã. Educar em Revista, Curitiba, n. 65, p. 219-235, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/KmvYjBkfvCy6ddT7PfjtkcM/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 15 jun. 2022.

GUERRA, A. F. S.; FIGUEIREDO, M. L. Ambientalização curricular na educação superior: desafios e perspectivas. Educar em Revista, Curitiba, edição especial, n. 3, p. 109-126, 2014. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38110/23611. Acesso em: 10 mai. 2022.

LAURIE, R. et al. Contributions of Education for Sustainable Development (ESD) to quality education: a synthesis of research. Journal of Education for Sustainable Development, USA, v. 10, n. 2, p. 226-242, 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0973408216661442. Acesso em: 20 nov. 2021.

LEFF, E. A aposta pela vida: imaginação sociológica e imaginários sociais nos territórios ambientais do Sul. Petrópolis: Vozes, 2016.

LYRIO, Z. A Queda do Céu: reflexões junguianas sobre o alerta xamânico de Davi Kopenawa. Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, São Paulo, v. 38, v. 2, p. 139-154. 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/jung/v38n2/07.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.

MARQUES, L. Capitalismo e colapso ambiental. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2015.

MELLO, A. F. Dilemas e desafios do desenvolvimento sustentável da Amazônia: o caso brasileiro. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 107, p. 91-108, 2015. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/rccs/n107/n107a06.pdf. Acesso em: 31 out. 2021.

MIGNOLO, W. D. Colonialidade. O lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 32, n. 94, e329402, p. 1-18, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/nKwQNPrx5Zr3yrMjh7tCZVk/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 7 nov. 2021.

MIGNOLO, W. D. The idea of Latin America. Malden: Blackwell, 2005. (Blackwell Manifestos).

MINAYO, M. C. S. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: MINAYO, M. C. de S. (Org.); DELANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis/RJ: Vozes, 2016. p. 56-71. (Série Manuais Acadêmicos).

NASCIMENTO, E. P. Sustentabilidade: o campo de disputa de nosso futuro civilizacional. In: LÉNA, P.; NASCIMENTO, E. P. Enfrentando os limites do crescimento: sustentabilidade, decrescimento e prosperidade. Rio de janeiro: Garamond, 2012. p. 415-434.

NDLOVU, M. Por que saberes indígenas no século XXI? Uma guinada decolonial. Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu, Paraná, v. 1, n. 1, p. 127-144, 2017. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/view/782/651. Acesso em: 14 mai. 2022.

NINIS, A. B.; BILIBIO, M. A. Homo sapiens, Homo demens e Homo degradandis: a psiquê humana e a crise ambiental. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 24, n. 1, p. 46-55, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/w99gpkHvMPQSqrc34MW5zWc/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 15 fev. 2022.

NUNES, M. A Mensagem do Xamã’: filme faz alerta e resume reflexões de Davi Kopenawa em “A Queda do Céu”. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2020. Disponível em: https://www.isjrochester.com.br/index.php/noticias/253-a-mensagem-do-xama-filme-faz-alerta-e-resume-reflexoes-de-davi-kopenawa-em-a-queda-do-ceu. Acesso em: 20 jun. 2022.

OLIVEIRA, A. M. A. Povos indígenas, desenvolvimento e colonialismo na Amazônia brasileira. In: CASTRO, E.; PINTO, R. F. (Org.). Decolonialidade e sociologia na América Latina. Belém: NAEA; UFPA, 2018. p. 355-386.

PALAR, J. V.; SILVA, M. B. O.; CARDOSO, W. M. A natureza como portadora de valor intrínseco em uma formação social capitalista: reflexões a partir das relações histórico-materiais entre o ser humano e a natureza. Revista Culturas Jurídicas, Niterói, v. 4, n. 8, p.122-147, 2017.

PANOZZO, N. S. P. Leitura no entrelaçamento de linguagens: literatura infantil, processo educativo e mediação. 2007. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

PICOLI, F. O capital e a devastação da Amazônia. São Paulo: Expressão Popular, 2006.

PORTO-GONÇALVES, C. W. Amazônia enquanto acumulação desigual de tempos: uma contribuição para a ecologia política da região. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, v. 107, p. 63-90, 2015.

PORTO-GONÇALVES, C. W. Amazônia, Amazônias. São Paulo: Contexto, 2019.

PORTO-GONÇALVES, C. W. Encruzilhada Civilizatória. Tensões territoriais em curso. Bolívia: IPDRS/CIDES – UMSA, 2018.

RAPOSO, E. O.; FREITAS, N. M. S. Coletivo de estudos, formação e práticas em educação para o desenvolvimento sustentável: itinerários de uma formação. Revista Exitus, Santarém/Pará, v. 9, n. 2, p. 322-350, 2019. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/865. Acesso em: 15 mar. 2022.

RIBEIRO, D. N. C; LUCIO, E. O; ALMEIDA, A. C. P. C. Abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente e a perspectiva do estudo implicado no ensino de ciências: um olhar para a Amazônia brasileira. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 17, n. 39, p. 163-179, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/9904/8154. Acesso em: 19 dez. 2022.

SAMPAIO, S. M. V. “Uma floresta tocada apenas por homens puros..."Ou do que aprendemos com os discursos sobre a Amazônia. 2012. 296 f. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

SANTOS, J.; SOUZA, C. A. S.; SILVA, R. P.; PINTO, A. C. M.; LIMA, A. J. N.; HIGUCHI, N. Amazônia: características e potencialidades. In: HIGUCHI, M. I. G.; HIGUCHI, N. (Editores). A floresta amazônica e suas múltiplas dimensões: uma proposta de educação ambiental. Manaus: Higuchi & Higuchi Editores, 2012. p.13-40.

SARDE NETO, E. Terra e genocídio: apropriação e violência nas terras indígenas do Brasil Caderno Humanidades em Perspectivas – I Simpósio de Pesquisa Social e I Encontro de Pesquisadores em Serviço Social, Curitiba, edição especial, p. 524-535, 2018. Disponível em: https://www.cadernosuninter.com/index.php/humanidades/issue/view/65. Acesso em: 5 jul. 2022.

SILVA, K. A. R.; SANTANA, A. E. Espaços acadêmicos e a colonialidade: o pensamento decolonial como confronto às estruturas de poder. ABATIRÁ. Revista de Ciências Humanas e Linguagens, Bahia, v. 2, n. 4, p. 486-503, 2021.

SILVA, R. O.; BORBA, C. A.; FOPPA, C. C. O sistema/mundo colonial/moderno e a natureza: reflexões preliminares. Revista Videre, Dourados, v. 13, n. 26, p. 138 – 169, 2021. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/12939. Acesso em: 20 abr. 2022.

SIQUEIRA, I. DOS S.; FERNANDES, M. S.; RAPOSO, E. O.; FREITAS, N. M. S. Ensino e Amazônia: a análise da música “Belém-Pará-Brasil” no desvelamento da colonialidade como crítica socioambiental. Revista Prática Docente, Mato Grosso, v. 5, n. 3, p. 2069-2087, 2020. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/810. Acesso em 15 jan. 2022.

STRAATMANN, J. C.; ALMEIDA, R. O “povo da mercadoria” precisa dizer sim a outras formas de existência. Edições SESC, São Paulo, 2021. Disponível em: https://portal.sescsp.org.br/online/artigo/15267_O+POVO+DA+MERCADORIA+PRECISA+DIZER+SIM+A+OUTRAS+FORMAS+DE+EXISTENCIA. Acesso em: 23 jun. 2022.

STREVA, J. M. Colonialidade do ser e corporalidade: o racismo brasileiro por uma lente descolonial. i, Niterói, n. 40, p. 20-53, 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41776. Acesso em: 3 nov. 2021.

TIRIBA, L.; VOLLGER, A.; PEREIRA, J. Buscando inspiração entre povos indígenas brasileiros para educar as crianças em conexão com a Terra. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 38, n. 3, p. 98–116, 2021. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13522/9119. Acesso em: 10 jul. 2022.

TIRIBA, L; PROFICE, C, C; SCHLESINGER. M. T. A Terra em pandemia: povos indígenas brasileiros e suas (derradeiras?) infâncias. Revista Trabalho Necessário, Rio de Janeiro, v. 18, n. 37, p. 71-93, 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/46278. Acesso em: 10 jul. 2022.

VASCONCELOS, E. R.; FREITAS, N. M. S. O paradigma da sustentabilidade e a abordagem CTS: mediações para o ensino de ciências. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 9, n. 17, p. 89-108, 2012

VAZ, P. P. V. Entre a natureza e a floresta xamânica: uma exposição do fim do mundo à luz das palavras do xamã Davi Kopenawa. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, Foz do Iguaçu, v. 5, n. 1, p. 1-26, 2019. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1427/1082. Acesso em: 24 jul. 2022.

VIEIRA, I. C. G.; TOLEDO, P. M.; HIGUSHI, H. A Amazônia no Antropoceno. Ciência e Cultura, Campinas/São Paulo, v. 70, n. 1, p. 56-59, 2018. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v70n1/v70n1a15.pdf. Acesso em: 24 nov. 2021.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i41.13011

Direitos autorais 2022 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License