Aprendizagem na Educação Infantil: possibilidades a partir de uma sequência didática para abordar conhecimento científico
Resumo
A presente pesquisa investiga os tipos de aprendizagem favorecidos por uma sequência didática para abordar conhecimento científico na Educação Infantil, apoiada didaticamente nos Três Momentos Pedagógicos (3MP) e no uso de tecnologias digitais. Como questão central tem-se: como se manifestam nas crianças da Educação Infantil as diferentes aprendizagens no momento em que realizam atividades didáticas voltadas ao conhecimento científico? Para a pesquisa, estrutura-se a sequência didática em sete encontros partindo de uma problematização trazida por meio da leitura de uma obra de literatura infantil, finalizando com um momento de diálogo com as crianças. A pesquisa de abordagem qualitativa e do tipo pesquisa-ação, recorre aos registros da professora em seu diário de campo e as videogravações das crianças durante as atividades. A análise dos dados toma como referência de discussão os tipos de aprendizagem trazidos por Henri Wallon – cognitiva, motora e afetiva. Os resultados apontam que essas aprendizagens coexistem, embora se possa favorecer algum deles em determinadas atividades; que o conhecimento científico é possível de ser abordado na Educação Infantil; e, que as tecnologias digitais representam uma alternativa para potencializar as ações didáticas voltada às diferentes aprendizagens, além de representar um meio de aproximação das crianças no mundo vivencial contemporâneo.
Palavras-chave
Três Momentos Pedagógicos; animais da floresta; intervenção didática
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PDFReferências
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