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Análise de conteúdo de livros didáticos do PNLD 2020 sobre Educação Ambiental

Pabllo Rômullo Gonçalves de Sousa, Lidianne Salvatierra

Resumo

A Educação Ambiental é o processo responsável por formar indivíduos que se preocupam com a natureza e com o desenvolvimento sustentável das futuras gerações. Isso posto, a escola tem importante função no fomento à consciência ambiental dos alunos. Assim, o presente trabalho qualitativo utilizou o método de pesquisa bibliográfica e da Análise de de Bardin para avaliar sete dos doze livros discriminados no PNLD 2020 com relação às temáticas da Educação Ambiental abordadas no nono ano do Ensino Fundamental. A análise dos livros de Ciências verificou que o conteúdo de Educação Ambiental é ainda apresentado de forma fragmentado e muitas vezes incipiente. Com base nos dados obtidos, discute-se a necessidade do tema ser tratado nos livros didáticos como um conteúdo transversal organizado didaticamente integrando diferentes assuntos, com enfoque maior para uma abordagem prática da Educação Ambiental.


Palavras-chave

Análise de conteúdo de Bardin; consciência ambiental; conservação; preservação.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i41.13461

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