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Potencialidades da metodologia ativa revisão por pares na formação inicial docente

Cíntia Moralles Camillo, Lenira Nunes Sepel

Resumo

Um ensino baseado em atividades didáticas que proporcione uma aprendizagem ativa, motivadora e coloque o aluno na construção de seus saberes é o que busca as metodologias ativas. Neste ponto de vista, este estudo objetivou analisar as potencialidades da metodologia ativa Revisão por Pares (MARP) na formação inicial de professores de Ciências da Natureza e áreas afins, aplicada em um curso de extensão promovendo o planejamento de atividades didáticas interdisciplinares e contextualizadas. A pesquisa é de cunho qualitativa e quantitativa, em que foram analisados dois questionários; um sobre conhecimentos prévios e o perfil dos participantes e, o segundo as potencialidades da MARP. A metodologia proporcionou mudança de atitude oportunizando o pensamento crítico, colaboração, interação, debate, interesse, criatividade, motivação e outras potencialidades positivas. Desta forma, a MARP mostrou ser uma metodologia que agrega na formação inicial docente, principalmente no que tange a avaliação e a crítica construtiva.


Palavras-chave

atividades didáticas; ciências da natureza; ensino de ciências; metodologias ativas.


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