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Cinema, Matemática e Educação: um diálogo possível

Marcella Suarez Di Santo, Matheus dos Santos Silva

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica da literatura acerca do cinema, matemática e educação. Tem por objetivo ampliar as possibilidades da educação matemática a partir da inserção do cinema no debate da matemática. É parte dos resultados de um trabalho de conclusão de curso e se desenvolve a partir da abordagem qualitativa de pesquisa com metodologia de levantamento bibliográfico acerca dos temas elencados. Ao longo da pesquisa, identificamos a baixa produção acadêmica de educação matemática e cinema em revistas científicas brasileiras e, portanto, propusemos apresentar uma abordagem de cinema, matemática e educação que possibilite, incentive e estimule os professores de matemática a incluir o cinema como uma linguagem, para além de recurso didático, na sala de aula da matemática da educação básica. Os resultados do levantamento bibliográfico apontam a riqueza e as possibilidades de diálogos entre cinema e educação matemática, sem deixar de mencionar a educação como um todo. Por se tratar de uma linguagem que produz e é produzida culturalmente, o cinema se apresenta como mais uma possibilidade de diálogo do mundo concreto e do conhecimento matemático.


Palavras-chave

cinema; matemática; educação; diálogo; linguagem


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i41.13581

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