A percepção de mulheres estudantes em cursos de graduação das áreas STEM
Resumo
Este artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa que procurou analisar os fatores que influenciam no ingresso e na permanência de mulheres estudantes de graduação em cursos nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) no Instituto Federal Catarinense (IFC). A fundamentação teórica utilizada no estudo é vinculada às discussões pertinentes às relações de gênero e às mulheres estudantes em cursos de graduação nas áreas da STEM. No que se refere à metodologia, este se constituiu na aplicação de um questionário. Os principais resultados apontam que: a principal razão para escolha da graduação na área STEM se vincula à afinidade com o conteúdo do curso; nas áreas consideradas "masculinas", mulheres são constantemente subestimadas; questões vinculadas às relações de gênero se encontram presentes nos cursos de graduação, tanto no que refere ao ingresso, quanto a permanência das estudantes; e, as estudantes superaram preconceitos para se fazerem presentes em espaços historicamente dominados por homens.
Palavras-chave
Mulheres na STEM; estudantes de graduação; ingresso; permanência.
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