Cabeçalho da página

Estudo de Biologia, aplicação de conceitos matemáticos e pensamento metacognitivo: percepções no ensino médio

Erisnaldo Francisco Reis, Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen

Resumo

O presente estudo refere-se a uma pesquisa junto a estudantes, onde se explorou atividades de Biologia no Ensino Médio com utilização de conceitos matemáticos, de maneira a observar a reflexão dos estudantes relacionada ao seu processo de aprendizagem. As atividades foram organizadas em uma sequência didática na perspectiva da DBR - Design-Based Research. Na pesquisa ocorreu a proposta do uso do pensamento metacognitivo incentivado pelo professor em situações que envolveram a realização de atividades de uma sequência didática. O entendimento de pensamento metacognitivo segue o de Rosa (2014), envolvendo elementos metacognitivos. A coleta de dados ocorreu por meio das observações e das atividades realizadas pelos estudantes de uma escola pública no município de Rubim-MG. Como resultado o estudo apontou que estudantes recorrem a pensamentos, possivelmente, metacognitivos durante as atividades nas quais houve motivação proposta pelo professor.


Palavras-chave

Pensamento metacognitivo; estudantes; matemática; conhecimento


Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luiz Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Tradução do original Qualitative Research for Educatlon, 1991, por Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Coleção Ciências da Educação. Portugal: Porto Editora LDA, 1994.

BRABO, Jesus Cardoso. Metacognição, ensino-aprendizagem e formação de professores de ciências. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 14, n. 29, p. 1-9, jul. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5898/4764. Acesso em: 20 jul. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14 i29.5898.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica; Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file . Acesso em: 28 mar. 2021.

COUTINHO, Renato Mendes. Equações diferenciais com retardo em biologia de populações. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Universidade Estadual Paulista. Instituto de Física Teórica, 2010.

GEWEHR, Diógenes; STROHSCHOEN; Andreia Aparecida Guimarães; SCHUCK, Rogério José. Projetos de pesquisa e a relação com a metacognição: percepções de alunos pesquisadores sobre a própria aprendizagem. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, n. 22, 19937, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172020210144 . Acesso em: 13 set. 2021.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

KNEUBIL, Fabiana Botelho, PIETROCOLA, Maurício. A pesquisa baseada em design: visão geral e contribuições para o ensino de ciências. IENCI - Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 2, pp. 01-16, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n2p01 . Acesso em: 13 dez. 2022.

LOCATELLI, Solange Wagner. A metacognição e o ensino de Ciências: um breve panorama. In: FALEIRO, Wender; ASSIS, Maria Paulina de (Orgs.). Ciências da Natureza e Formação de Professores: entre desafios e perspectivas apresentados no CECIFOP 2017. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2017.

NORA, Paulo dos Santos; BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias; CORRÊA, Nancy Nazareth Gatzke. A Autoavaliação como Processo de Metacognição na Aprendizagem de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 7, n.3, p. 196–213, 2021. Disponível em:. https://doi.org/10.53003/redequim.v7i3.3347 . Acesso em: jun. 2022.

PASSOS, Marinez Meneghello; CORRÊA, Nancy Nazareth Gatzke; ARRUDA, Sergio de Mello. Perfil Metacognitivo (Parte I): Uma Proposta de Instrumento de Análise. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 3, pp. 176-191, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n3p176 . Acesso em: 12 jul. 2022.

PÉREZ, Gaston Mariano; GONZÁLEZ GALLI, Leonardo. Actividades para fomentar la metacognición en las clases de biología. Tecné, Episteme y Didaxis - TED, [S. l.], n. 47, 2020.Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view /7970 . Acesso em: 13 jun. 2022.

ROSA, Cleci T. Werner da; SANTOS, Ana Cláudia dos; RIBEIRO, Cássia. Pensamento Metacognitivo em Estudantes do Ensino Médio: Elaboração, Validação e Aplicação de um Instrumento. IV CIECITEC - IV Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnologia. Anais... IV CIETEC, Santo Ângelo/RS, Brasil, 2017. Disponível em: https://san.uri.br/sites/anais/ciecitec/2017/resumos/comunicacao/t rabalho2742.pdf . Acesso em: 13 jul. 2022.

ROSA, Cleci T. Werner da. Instrumento para avaliação do uso de estratégias metacognitivas nas atividades experimentais de Física. Revista Thema, v. 14, n.2, 2017, p. 182–193. Disponível em: https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.182-193.490 . Acesso em: 12 jul. 2022.

ROSA, Cleci T. Werner da. Metacognição e o ensino de Física: da concepção à aplicação. Passo Fundo: Edi. Universidade de Passo Fundo, 2014

ROSA, Cleci T. Werner da. ROSA, Álvaro Becker da. Ensino de física: A interação social como favorecedora da evocação do pensamento metacognitivo. Revista Espacios, v. 37, n. 24, p. E-2, 2016. Disponível em: http://www.revistaespacios.com/a16v37n24/163724e2. html . Acesso em: 28 jul. 2021.

ROSA, Cleci Teresinha Werner da; RIBEIRO, Cassia de Andrade Gomes; ROSA, Álvaro Becker da. Habilidades metacognitivas envolvidas na resolução de problemas em Física: investigando estudantes com expertise. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v. 14, n. 29, p. 143-160, jul. 2018. Disponível em: https://periodicos. ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5372 . Acesso em: 04 jun. 2022.

SANTOS, Daiana Nunes dos; SOARES, Maria Arlita da Silveira. Relação entre a matemática e outras áreas do conhecimento: análise de uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino médio. Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul. Curso, 2018. Disponível em: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciasexatas/ files/2018/08/daiananunes santos-tcc.pdf . Acesso em: 01 jun. 2021.

SILVA, Suzana Ferreira da; GOMES, Hugo Gustavo de Lira. Matemática interligada a biologia: o estudo da função exponencial no ensino médio com o auxílio do Geogebra. V CONEDU- Congresso Nacional de educação. 2018. Anais... V CONEDU, Olinda - PE de 17 a 20 de outubro, 2018. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php /artigo/visualizar/46025 . Acesso em: 9 jul. 2021.

SILVA Jr., G. B. Biologia e matemática: diálogos possíveis no ensino médio. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática. Belo Horizonte, 2008. Disponível em: http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008/upload/281-1-A-gt2_silva%20j%C3%BAniortc.pdf . Acesso em: 20 fev. 2021.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i42.13693

Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License