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Diálogo entre saberes no projeto “Ciência na Ilha”, em Belém do Pará

Elissandra Cristina Batista, Rosane Maria Albino Steinbrenner

Resumo

O artigo apresenta o resumo de uma pesquisa de mestrado sobre os processos comunicacionais do projeto de extensão “Ciência na Ilha: educação e divulgação científica na Amazônia”, realizado desde 2006 pela Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo da investigação foi compreender as formas de interação e diálogo entre o conhecimento científico e os saberes da população ribeirinha de Cotijuba, uma das 39 ilhas de Belém do Pará. À luz da Comunicação Pública da Ciência, do paradigma relacional da Comunicação, da Ecologia de Saberes e das teorias decoloniais, a metodologia envolve análise da programação documental de 11 edições da feira de ciências, entrevistas semiestruturadas com participantes, além de observações presenciais do evento. Os dados apontam para a construção de uma cultura científica a partir das ações continuadas dos processos comunicacionais do projeto na ilha de Cotijuba.


Palavras-chave

Ciência na Ilha; Cotijuba; Amazônia; comunicação pública da ciência


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i42.14644

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