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Concepções e tendências de ensino de ciências na prática dos professores e orientadores de CPADC/Castanhal

Ailton Lima Miranda, Elinete Raposo Ribeiro, Inês Leal Trindade

Resumo

Este artigo se propõe à re?etir as tendências em ensino de ciências norteadoras das práticas dos professores de Ciências no município de Castanhal, Pará, Brasil, objetivando verificar a(s) tendência(s) de ensino de Ciências preponderantes (na prática dos professores alvos desta pesquisa) e, contribuir para reflexões acerca da situação do ensino de Ciências no Estado do Pará. A pesquisa foi desenvolvida a partir de entrevistas semi-estruturadas com professores de Ciências/Biologia, em especial com os membros do CPADC/Castanhal e professores que participaram do projeto inicial desenvolvido pelo Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico NPADC/UFPA, no trabalho de sensibilização e melhoria da qualidade do ensino de Ciências no Estado do Pará - Projeto FREC/SPEC/UFPA. Identi?camos como categorias de análise: tendências de ensino de Ciências, a experimentação no ensino de Ciências, a utilização do livro didático e as condições de trabalho do professor.


Palavras-chave

concepções de ciências; tendências em ensino de ciências; ensino de ciências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v1i0.1467

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