Etnomatemática como intermediadora entre os conhecimentos matemático escolar e matemático popular
Resumo
Neste trabalho, o objetivo foi relatar uma experiência de sala de aula e, a partir deste relato, compreender as relações possíveis entre conhecimento matemático escolar e conhecimento matemático popular à luz de alguns conceitos teóricos. Conclui-se ao final, que para desenvolver experiências dessa natureza, o professor deve abrir espaços em suas aulas para que os alunos possam emitir e discutir suas opiniões e interpretações, explorando seus conhecimentos prévios e fazê-los registrar e discutir coletivamente suas idéias em classe.
Palavras-chave
etnomatemática; matemática escolar
Texto completo:
PDFReferências
CARRAHER, T; CARRAHER, D; e SCHLIEMAN, A. A vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortês. 1988.
COSTA, Wanderleya N. Gonçalves; BORBA, Marcelo de Carvalho. O porquê da Etnomatemática na Educação Indígena. Zetetike, v. 4, n.6,p.75-85,1996.
D’ AMBRÓSIO, Ubiratan. Etenomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo: Ática 1993. 88 p.
FERREIRA, M. K.L.(Org.). Idéias matemáticas de povos culturalmente distintos. São Paulo: Global, 2002. Série Antropologia e Educação. 336 p.
LERNER, Delia e SADOVSKY, Patrícia. O sistema de numeração: um problema didático In: PARRA, Cecília e SAIZ, Irmã (Org.). In: Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Art. Med, 1996. 258p.
LINS, R. C. & GIMENES, J. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997. Coleção Perspectivas em Educação Matemática. 176 p.
MEGID, M.A.B.A. Construindo matemática na sala de aula: uma experiência com números relativos. In: FIORENTINI, D. & MIORIM, M.A. (Org.). Por trás da porta que matemática acontece? Campinas: UNICAMP- CEMPEM, Faculdade de Educação, 2001. 231 p.
RANGEL, A. P. Construtivismo: apontando falsas verdades. Porto Alegre: Mediação, 2002. 80p.
SILVA, N.O. Evolução histórica do ensino de matemática. (Texto mimeografado).
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v1i0.1475
Direitos autorais 2005 CC-BY