Cabeçalho da página

História da radioatividade em livros didáticos com complementações de aspectos sociais, políticos e de gênero da vida de Irène Joliot-Curie

Larissa Cabral, Bruno Lima, Luciana Massi

Resumo

Ainda que a abordagem da História da Ciência (HC) em Livros Didáticos (LD) seja objeto de preocupação há bastante tempo, persistem limitações que merecem ser compreendidas e complementadas. O objetivo deste estudo foi identificar as abordagens historiográficas e filosóficas no conteúdo de radioatividade em LD e complementá-las a partir da história da radioatividade artificial descoberta por Irène Joliot-Curie e pautada em aspectos sociais, políticos e de gênero. Para desenvolver nossa análise criamos categorias a priori que orientaram a análise de seis LD aprovados no Programa Nacional do Livro Didático de 2018. Nossos resultados foram organizados e discutidos quanto à linearidade dos conceitos levando em conta o seu contexto histórico e sua contextualização social; a descrição dos personagens e sua imagem como heróis; e as referências, às fontes primárias e as secundárias. Para cada uma delas apontamos possíveis revisões e complementações dos LD visando melhorar a formação em Ensino de Ciências a partir da HC.


Palavras-chave

Livros didáticos; história da radioatividade; Irène Joliot-Curie


Texto completo:

PDF

Referências


ALFONSO-GOLDFARB, A. M. O que é história da ciência. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BALDINATO, J. O.; PORTO, P. A. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte: ABRAPEC, 2008.

BERNAL, J. D. Ciência na História. [S. l.]: Livros Horizonte, v. 4, p. 695-879, 1969.

BIZZO, N. M. V. Em Aberto, Brasília, ano 11, no 55, jul./set., p. 28-35, 1992.

BLACKETT, P. M. S. Jean Frédéric Joliot. 1900-1958. Biographical Memoirs of Fellows of the Royal Society, The Royal Society, vol. 6, p. 87–105, 1960. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/769335. Acesso em: 3 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD. [2018]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=668id%3D12391option%3Dcom_contentview%3Darticle. Acesso em: 11 jul. 2022.

CANDRAY, J. Análisis de libros didácticos de Matemática en El Salvador: una mirada al uso de la historia de la matemática en los libros oficiales de bachillerato. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 18, p. 19-38, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i41.13617

CISCATO, C. A. M.; PEREIRA, L. F.; CHEMELLO, E.; PROTI, P. B. Química. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2016.

CHADWICK, J. Mme. Irène Joliot-Curie. Nature Publishing Group, Revista Nature, v. 177, n. 4517, p. 964-965, mai. 1956.

COLTURATO, A. R.; MASSI, L. Aportes teóricos e metodológicos para a História da Ciẽncia com base no Materialismo Histórico-Dialético. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 11, n. 3, p. 170-180, dez. 2019.

CORDEIRO, M. D. Dos Curie a Rutherford: aspectos históricos e epistemológicos da radioatividade na formação científica. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/95575/294038.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 de mai. 2022.

CORDEIRO, M. D.; PEDUZZI, L. O. Q. Consequências das descontextualizações em um livro didático: uma análise do tema radioatividade. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 3, 2013. ISSN 1806-9126. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172013000300027.

CROSSFIELD, E. T. Irène Joliot-Curie: Following in Her Mother’s Footsteps. In: RAYNER-CANHAM, M. F.; MARELENE F. RAYNER-CANHAM, G. W. A Devotion to their Science: Pioneer Women of Radioactivity. McGill-Queen's University Press, 1997.

FERNANDES, L. dos S.; A. F. Análise das questões sobre radioatividade no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 13, p. 62-74, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i25.3437

FONSECA, M. R. M. Química: ensino médio. v. 3. 2. Ed. São Paulo: Ática, 2016a.

FONSECA, M. R. M. Química: ensino médio. v. 2. 2. Ed. São Paulo: Ática, 2016b.

GIL-PÉREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n.2, p. 125-153. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/DyqhTY3fY5wKhzFw6jD6HFJ/. Acesso em: 15 de mai. 2022.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002. ISBN 85-224.3169-8

GILMER P. J. Irène Joliot-Curie, a Nobel Laureate in Artificial Radioactivity. In: CHIU, M. H.; GILMER, P. J.; TREAGUST, D. F. Celebrating the 100th Anniversary of Madame Marie Skolodowska Curie’s Nobel Prize in Chemistry. Sense Publishers, 2011.

GUIMARÃES, L. P.; CASTRO, D. L. A História e Filosofia da Ciência como subsídio para uma estratégia didática sobre radioatividade. Research Society and Development, v. 8, n. 1, p. e4281674, 2019. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/674. Acesso em: 15 set. 2022.

HENDGES, A. P. B.; SANTOS, R. A. Obstáculos epistemológicos em livros didáticos de Física: o gênero na Ciência-Tecnologia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 39, n. 2, p. 584-611, ago. 2022.

HIDALGO, M. R.; LORENCINI JUNIOR, A. Reflexões sobre a inserção da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 14, p. 19-38, 2016.

HODSON, D. Nature of science in the science curriculum: origin, development, implications and shifting emphases. In: MATTHEWS, M. (Ed.), International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching. Springer, Dordrecht, p. 911-970, 2014.

JOLIOT, F. Chemical evidence of the transmutation of elements. In: PRÊMIO NOBEL, 1935, Estocolmo. Disponível em: https://www.nobelprize.org/prizes/chemistry/1935/joliot-fred/lecture/. Acesso em: 20 out. 2022.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1998.

LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. Materialismo histórico-dialético: contributos para investigação em educação. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 71, p. 223-239, set./out. 2018.

LISBOA, J. C. F. ; et. al. Ser protagonista: Química, 2° ano. 3. Ed. São Paulo: Edições SM, 2016.

LOGUERCIO, R. Q.; DEL PINO, J. C. Filosofia da Ciência para a construção do conhecimento científico em contextos de formação profissional da química. Acta Scientiae, v. 8, n. 1, p. 67-77, 2006.

MARTINS, R. de A. Como becquerel não descobriu a radioatividade. Caderno Catarinense de Ensino de Física. Florianópolis: Ed. da UFSC, n. 7, p. 27-45, jun. 1990.

MARTINS, L. A. P. História da Ciência: objetos, métodos e problemas. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p.305-317, 2005.

MATTHEWS, M. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12, no 3, p. 164-214, 1995.

MEDEIROS, M. de A.; LOBATO, A. C. Contextualizando a abordagem de radiações no ensino de química. Ensaio, v. 12, n. 3, p. 65-84, 2010.

MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química: ensino médio. 3. Ed. São Paulo: Scipione, 2016.

NOVAIS, V. L. D. ; ANTUNES, M. T. Vivá: química. v 3. Curitiba: Positivo, 2016.

OLIVEIRA, U. L. de. Abordagem da Radioatividade nos livros didáticos de Química do PNLD 2015-2018. 2019. Dissertação - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. Disponível em: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3481. Acesso em: 15 de mai. 2022.

REZENDE, B. de P.; SILVA, A. C. A. da. Análise dos roteiros de atividades experimentais nos livros didáticos de Química: um estudo das representações e dos níveis do pensamento químico. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 17, p. 46-60, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i39.10526

SILVA, F. C. V. da; CAMPOS, A. F.; ALMEIDA, M. A. V. de. Alguns aspectos do ensino e aprendizagem de radioatividade em periódicos nacionais e internacionais. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, p. 46-61, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v10i19.2185

SILVA, G. J. da. A epistemologia-em-uso: imagens de ciência em livros didáticos de química. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85JJ22/1/dissertacao_geraldo_final.pdf. Acesso em: 15 de mai. 2022.

TRINDADE, A. P. P. Análise de artigos na interface entre História da Química e Ensino (1994-2014): alguns aspectos historiográficos. 2015. Dissertação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

WEDGE, D.; WILLIAMS, R. The Social Shaping of Technology. Research Policy, Rio de Janeiro, v. 25, p. 856-899, 1996. DOI 10.1016/0048-7333(96)00885-2. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/222482133_The_Social_Shaping_of_Technology. Acesso em: 10 nov. 2022.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i42.14772

Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License