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A holografia como uma possibilidade para o ensino: uma revisão bibliográfica

Michelle Cristina Boaventura França, Tadeu Oliver Gonçalves, Soraia Valéria de Oliveira Coelho Lameirão

Resumo

A holografia é uma técnica que consiste em reflexões que utilizam raios lasers em superfícies de vidro, resultando em um holograma. Esse método foi desenvolvido por Dennis Gabor quando buscava melhorar a qualidade de imagem do microscópio eletrônico e, acidentalmente, deu origem ao holograma. O objetivo do presente artigo foi realizar o levantamento de textos que trazem conceitos e possibilidades da utilização da holografia, holograma e “pirâmide holográfica” no ensino. A metodologia abordada foi a de revisão bibliográfica.  A busca foi realizada na base de dados da CAPES com acesso ao espaço CAFE, sem recorte de tempo. Os resultados encontrados foram sete artigos que versam a respeito da aplicação dessas técnicas na aprendizagem e a predominância da holografia, holograma e ‘’pirâmide holográfica’’ nas áreas de física e engenharia. Também ficou evidente que essa temática aborda uma discussão recente para a área do ensino, além disso, a pesquisa mostrou que as literaturas disponíveis nas bases de dados são de predominância internacional. Como conclusão, a holografia, o holograma e a ‘’pirâmide holográfica’’ são propostas novas e enriquecedoras no campo educacional, apesar de haver distinções de conceitos, é possível utilizar essas técnicas no contexto de sala de aula, auxiliando os docentes e facilitando a aprendizagem de determinados conteúdos.


Palavras-chave

educação; holografia; holograma; ‘’pirâmide holográfica’’.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i43.14905

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