Histórias de Formação de professores/as de Biologia da Amazônia bragantina
Resumo
O objetivo deste trabalho é investigar os sentidos e significados atribuídos as experiências escolares vivenciadas por licenciandos em biologia ao longo do processo de escolarização, evidenciando a relevância do uso das narrativas (auto)biográficas como dispositivos de formação de professores. A investigação ocorreu no âmbito do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – Campus Bragança da Universidade Federal do Pará (UFPA) no decorrer do módulo Estágio Supervisionado II. Para a análise dos relatos obtidos lançamos mão da Análise Textual Discursiva. A partir do movimento de análise, emerge das narrativas o eixo analítico intitulado “Memórias de Escola: marcas de um percurso”, no qual obtivemos a compreensão de como as representações e as relações que os licenciandos estabelecem com a escola contribuem e influenciam na formação pessoal e profissional dos professorandos.
Palavras-chave
experiências escolares; narrativas (auto)biográficas; formação inicial de professores.
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i44.14971
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