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Tipos de modeladores revelados no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática

Erica Moletta, Ana Paula Zanim, Michele Regiane Dias Veronez

Resumo

Pautadas na assertiva de que atividades de modelagem matemática são orientadas pela busca por solução(ões) para um problema da realidade, delimitamos como foco de estudo olhar para tal busca. Assim, nosso objetivo consiste em evidenciar tipos de modeladores revelados em duas atividades de modelagem matemática que foram desenvolvidas por alunos de um 8º ano do Ensino Fundamental. As produções dos alunos, bem como as transcrições das gravações em áudio figuram nossos materiais de análise, que se baseia na abordagem qualitativa de pesquisa. Como resultados ponderamos que nas duas atividades desenvolvidas foi possível identificar modeladores do tipo: modelador realidade-distante e modeladores reflexivos. Ademais, concluímos que os tipos de modeladores revelados podem contribuir para o professor pensar em ações que façam um aluno evoluir de modelador menos interessados para modeladores reflexivos.


Palavras-chave

educação matemática; modelagem matemática; tipos de modeladores.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i44.15006

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