Análise da progressividade da aprendizagem significativa de conceitos do reino animal por meio de mapas conceituais
Resumo
O ensino em Biologia constitui o foco desta pesquisa e tem como objetivo desenvolver uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino de conceitos referentes ao Reino Animal, intencionando acompanhar a progressividade da aprendizagem significativa por meio da análise de Mapas Conceituais (MC). O modelo didático da UEPS e nossa pesquisa se fundamentam na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). O lócus da pesquisa é uma instituição de ensino pública federal do estado do Paraná/Brasil, os participantes são estudantes e professoras/pesquisadoras da área de Ensino de Ciências, Biologia e Química. Para acompanhar a progressividade da aprendizagem, os MC elaborados por estudantes foram analisados a partir das categorias: 1) Filos e Características gerais; 2) Morfologia e Reprodução; 3) Habitat e Locomoção; 4) Temáticas e Representantes. Para a análise da progressividade da aprendizagem, utilizamos os seguintes critérios: Compreende Totalmente (CT), Compreende Parcialmente (CP), Não Compreende (NC) e Não Inclui Conceito (NIC). Os MC elaborados foram comparados qualitativamente para ajudar na classificação. Os resultados obtidos indicam que o ensino organizado pelo modelo didático das UEPS favorece a aprendizagem e os MC elaborados colaborativamente são recursos eficientes para acompanhar a progressividade da aprendizagem e indicam indícios de aprendizagem significativa.
Palavras-chave
Teoria da Aprendizagem Significativa; UEPS; Ensino de Biologia; Filos.
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, E. F.; OLIVEIRA, E. C.; LIMA, A. G.; ANIC, C. C. Cinema e biologia: a utilização de filmes no ensino de invertebrados. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 12, n. 1, p. 3-21, 2019. DOI: 10.46667/renbio.v12i1.174. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/174. Acesso em: 13 jul. 2023.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Corroios: Plátano Edições Técnicas, 2003.
BELMONT, R. S. Contribuições da Teoria da Aprendizagem Significativa para a Avaliação educacional. Aprendizagem Significativa em Revista/ Meaningful Learning Review, v. 6, n. 3, p. 79-88, 2016. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID91/v6_n3_a2016.pdf. Acesso em: 13 jul. 2023.
BEZERRA, G. O.; FERREIRA, L. G. A experiência de ensinar e aprender no PIBID: O ensino de ciências e da biologia. Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, n. 1, p. 545-564, 2019. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/53/42. Acesso em: 13 jul. 2023.
CAÑAS, A. J.; NOVAK, J. D. Freedom vs. restriction of content and structure during concept mapping-possibilities and limitations for construction and assessment. In: CONCEPT MAPS: THEORY, METHODOLOGY, TECHNOLOGY. 5., 2012, Valletta - Malta. Proceedings […]. Pensacola: IHMC. Disponível em: https://cmc.ihmc.us/cmc-proceedings/. Acesso em: 19 fev. 2023.
CAÑAS, A. J.; NOVAK, J. D. Re-examining the foundations for effective use of concept maps. In: CONCEPT MAPS: THEORY, METHODOLOGY, TECHNOLOGY. 2., 2006, San José - Costa Rica. Proceedings […]. Pensacola: IHMC. Disponível em: https://cmc.ihmc.us/cmc-proceedings/. Acesso em: 19 fev. 2023.
CARVALHO, I. N.; NUNES-NETO, N. F.; EL-HANI, C. N. Como Selecionar Conteúdos de Biologia para o Ensino Médio. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 1, n. 1, p. 67-100, 2011. Disponível em: https://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/1588/774. Acesso em: 13 jul. 2023.
CATANI, A.; SANTOS, F. S.; AGUILAR, J. B. V.; SALLES, J. V.; OLIVEIRA, M. M. A.; CAMPOS, S. H. A.; CHACON, V. Ser Protagonista: Biologia, 2º ano: Ensino médio, 3. ed. São Paulo: Edições SM, 2016.
COLLI, P. L. G.; BASTOS, V. C.; ANDRADE, M. A. B. S. O papel da Evolução biológica no ensino de Biologia a partir da visão de professores. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 18, n. 41, p. 237-254, dez. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i41.13443.ISSN 2317-5125. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13443. Acesso em: 03 jul. 2023.
COSTA BEBER, S. Z. Aprendizagem significativa, Mapas Conceituais e Saberes Populares: Referencial teórico e metodológico para o ensino de conceitos químicos. 2018. Orientador: José Claudio Del Pino. 2018. 391 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2018.
COSTA BEBER, S. Z.; DEL PINO, J. C. Mapas conceituais, saberes populares e aprendizagem significativa: referenciais para o ensino de química. Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, v. 9, n. 4, p. 106-126, 2019. Disponível em: https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/518/420. Acesso em: 07 jul. 2023.
COSTA BEBER, S. Z.; KUNZLER, K. R.; LAZARINO, S. Avaliação da aprendizagem dos conceitos de Equilíbrio Químico em uma UEPS utilizando multimetodologias. Revista Dynamis, v. 25, n. 3, p. 99-114, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p99-114. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/8522/4396. Acesso em: 07 jul. 2023.
DURÉ, R. C.; ANDRADE, M. J. D.; ABÍLIO, F. J. P. Ensino de biologia e contextualização do conteúdo: quais temas o aluno de ensino médio relaciona com o seu cotidiano? Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 1, p. 259-272, 2018. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID471/v13_n1_a2018.pdf. Acesso em: 07 jul. 2023.
FREITAS, A. C.; ROCHA, J. B. T. A importância da temática água no ensino médio: uma proposta envolvendo a aprendizagem significativa. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review, v. 8, n. 1, p. 38-48, 2018. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID136/v8_n1_a2018.pdf. Acesso em: 07 jul. 2023.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
HALMENSCHLAGER, K. R. Abordagem temática no ensino de ciências: algumas possibilidades. Vivências, v. 7, n. 13, p. 10-21, 2011. Disponível em: http://www2.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_013/artigos/artigos_vivencias_13/n13_01.pdf. Acesso em: 07 jul. 2023.
HILGER, T. R.; SILVEIRA, F. P. R. A.; COSTA BEBER, S. Z. Aproximando pesquisa em ensino de ciências e prática docente à luz da teoria da aprendizagem significativa. In: CESAR, D. J.; PONTES, C. J. F.; SILVA, F. C. (orgs.). Pesquisas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: Interdisciplinaridades. Rio Branco: Stricto Sensu Editora, 2020.
KEMMIS, S.; WILKINSON, M. A pesquisa-ação participativa e o estudo da prática. In: DINIZ-PEREIRA, J. E.; ZEICHNER, K. M. (orgs.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
KUNZLER, K. K.; COSTA BEBER, S. Z.; KUNZLER, K. R. Aprendizagem Significativa dos conceitos de Termoquímica: Um estudo utilizando Mapas Conceituais. Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, n. 3, p. 158-179, 2019. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/211/190. Acesso em: 07 jul. 2023.
LAZARINO, S. Teoria da Aprendizagem Significativa com utilização de mapas conceituais: Análise da progressividade da aprendizagem de conceitos do reino animal. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, Assis Chateaubriand, 2019.
LIPORINI, T. Q.; DINIZ, R. E. S. O ensino de Sistemática e Taxonomia Biológica: Mapeando produções em evento da área de ensino de Ciências. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 12, n. 1, p. 75-94, 2019. DOI: 10.46667/renbio.v12i1.208. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/208. Acesso em: 07 jul. 2023.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2015.
MARQUES, S. G.; HALMENSCHLAGER, K. R.; WAGNER, C. Abordagem Temática na Iniciação à Docência. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 10., 2015, Águas de Lindóia. Atas [...]. Bauru: ABRAPEC. Disponível em: https://ecec.paginas.ufsc.br/files/2015/03/Halmenschlager-et.-al.-2015-X-ENPEC.pdf. Acesso em: 07 jul. 2023.
MASINI, E. F. S.; MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: Condições para a ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor, 2008.
MENDES, S. L. S. D.; RIZZO, A. E.; MAYRINCK, D. A representação da Sistemática Filogenética nos livros didáticos do novo ensino médio: Desafios e perspectivas. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 18, n. 40, ago. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i40.12742. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/12742. Acesso em: 03 jul. 2023.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa, Organizadores prévios, Mapas Conceituais, Diagramas V e Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://silo.tips/download/aprendizagem-significativa-organizadores-previos-mapas-conceituais-diagramas-v-e. Acesso em: 07 ago. 2023.
MOREIRA M. A. Ensino e aprendizagem significativa. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
MOREIRA, M. A. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. São Paulo: Centauro, 2010.
MOREIRA, M. A. Metodologias de pesquisa em ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
NOVAK, J. D. Learning, creating and using knowledge: Concept maps as facilitative tools in schools and corporations 2. ed. New Yok: Routledge, 2010.
NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. The origins of the concept mapping tool and the continuing evolution of the tool. Information Visualization, v. 5, n. 3, p. 175-184, 2006. DOI: https://doi.org/10.1057/palgrave.ivs.9500126. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1057/palgrave.ivs.9500126. Acesso em: 07 jul. 2023.
NOVAK, J. D.; CAÑAS, A. J. The universality and ubiquitousness of concept maps. In: CONCEPT MAPS: THEORY, METHODOLOGY, TECHNOLOGY. 4., 2010, Viña del Mar - Chile. Proceedings […]. Pensacola: IHMC. Disponível em: https://cmc.ihmc.us/cmc-proceedings/. Acesso em: 19 fev. 2023.
NOVAK, J. D.; GOWIN, D. B. Learning how to learn. 1. ed. New York: Cambridge University Press, 1984.
ROCHA, C. E. S.; SPOHR, C. B. O uso de mapas conceituais como instrumento didático para identificar indícios de aprendizagem significativa em diferentes níveis de ensino. Investigações em Ensino de Ciências, v. 21, n. 3, p. 23-52, 2016. DOI: 10.22600/1518-8795.ienci2016v21n3p23. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/219. Acesso em: 07 jul. 2023.
SÁ, S. R. A.; CARDOSO, F. S.; MOTTA, E. S.; YAMASAKI, A. A. Jogo? Aula? “Jogo-aula”: Uma estratégia para apropriação de conhecimentos a partir da pesquisa em grupo. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 11, n. 2, p. 5-19, 2018. DOI: 10.46667/renbio.v11i2.93. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/93. Acesso em: 07 jul. 2023.
SAFAYENI, F.; DERBENTSEVA, N.; CAÑAS, A. J. A theoretical note on concepts and the need for cyclic concept maps. Journal of Research in Science Teaching, v. 42, n. 7, p. 741–766, 2005. DOI: https://doi.org/10.1002/tea.20074. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/tea.20074. Acesso em: 07 jul. 2023.
SILVA, P. F. Z. O.; NEVES, M. C. D.; SILVA, S. C. R. Análise de mapas conceituais: Uma perspectiva fenomenológica. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review, v. 4, n. 3, p. 1-10, 2014. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID64/v4_n3_a2014.pdf. Acesso em: 07 jul. 2023.
SILVEIRA, F. P. R. A.; HILGER, T. R.; COSTA BEBER, S. Z.; MENDONÇA, C. A. S. O significado de UEPS apresentado por docentes e pesquisadores em eventos específicos sobre aprendizagem significativa. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (EIAS), 9., 2019, Sorocaba. Anais [...]. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. Disponível em: https://www.apsignificativa.com.br/anais. Acesso em: 07 ago. 2023.
TAVARES, R. Construindo mapas conceituais. Ciências & Cognição, v. 12, p. 72-85, 2007. Disponível em: https://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/641/423. Acesso em: 07 jul. 2023.
THIOLLENT, M. Metodologias da Pesquisa-ação. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i43.15136
Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.