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As estratégias na divulgação da ciência para públicos diversos: um estudo sobre os mediadores de nove museus e centros de ciências do Rio de Janeiro

Aline de Oliveira Leal, Jessica Norberto Rocha

Resumo

O presente estudo, de caráter exploratório, visa conhecer o perfil dos mediadores atuantes em museus e centros de ciências do Rio de Janeiro; os desafios enfrentados no exercício da atividade e as estratégias por eles desenvolvidas para divulgar ciências a um público diverso. Os dados foram coletados em setembro e outubro de 2022, por meio de um questionário online, com perguntas abertas e fechadas. Doze instituições foram convidadas a participar facilitando o acesso aos mediadores. Obtivemos 33 respostas válidas de mediadores de nove instituições. Os resultados indicam que a maioria desses profissionais é jovem, com idade entre 20 e 25 anos, que concluíram ou estão cursando o nível superior, atuam na instituição há menos de dois anos e recebem bolsa. O público escolar é o mais frequente na mediação e o mais desafiador são as pessoas com deficiência. Os dados sugerem que os profissionais passam por um curso de capacitação pelas instituições, porém ainda há a necessidade de formação para lidar com o público com deficiência. Mais da metade dos participantes se sentem seguros com o retorno as atividades presenciais após a pandemia da Covid-19 por estarem com as doses da vacina em dia e pela implementação das medidas de biossegurança nos museus em que trabalham. As informações e reflexões obtidas nesse estudo podem auxiliar no debate da profissionalização do mediador e no desenvolvimento de cursos de formação e capacitação desses profissionais, potencializando, uma divulgação e ensino de ciências mais plural nos museus e centros de ciências.


Palavras-chave

mediadores; educação não-formal; museus de ciências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i44.15371

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