As estratégias na divulgação da ciência para públicos diversos: um estudo sobre os mediadores de nove museus e centros de ciências do Rio de Janeiro
Resumo
O presente estudo, de caráter exploratório, visa conhecer o perfil dos mediadores atuantes em museus e centros de ciências do Rio de Janeiro; os desafios enfrentados no exercício da atividade e as estratégias por eles desenvolvidas para divulgar ciências a um público diverso. Os dados foram coletados em setembro e outubro de 2022, por meio de um questionário online, com perguntas abertas e fechadas. Doze instituições foram convidadas a participar facilitando o acesso aos mediadores. Obtivemos 33 respostas válidas de mediadores de nove instituições. Os resultados indicam que a maioria desses profissionais é jovem, com idade entre 20 e 25 anos, que concluíram ou estão cursando o nível superior, atuam na instituição há menos de dois anos e recebem bolsa. O público escolar é o mais frequente na mediação e o mais desafiador são as pessoas com deficiência. Os dados sugerem que os profissionais passam por um curso de capacitação pelas instituições, porém ainda há a necessidade de formação para lidar com o público com deficiência. Mais da metade dos participantes se sentem seguros com o retorno as atividades presenciais após a pandemia da Covid-19 por estarem com as doses da vacina em dia e pela implementação das medidas de biossegurança nos museus em que trabalham. As informações e reflexões obtidas nesse estudo podem auxiliar no debate da profissionalização do mediador e no desenvolvimento de cursos de formação e capacitação desses profissionais, potencializando, uma divulgação e ensino de ciências mais plural nos museus e centros de ciências.
Palavras-chave
mediadores; educação não-formal; museus de ciências
Texto completo:
PDFReferências
ABREU, W.V.; NORBERTO ROCHA, J.; MASSARANI, L.; INACIO, L.G.B.; MOLENZANI, A.O. Acessibilidade em planetários e observatórios astronômicos: uma análise de 15 institutos brasileiros. Journal of Science Communication – América Latina, v.2, n. 2, p.1-18, 2019. doi https://doi.org/10.22323/3.02020204
ALMEIDA, A.M.; ABADIA, L.; JUNQUEIRA, F.M.; POHIA, S.G.; NORBERTO ROCHA, J.; FONSECA, G.; CASTRO, F.; MARTINS, L.C. Como podemos conhecer a prática da educação museal no Brasil em tempos de pandemia de Covid-19? Relato de uma pesquisa colaborativa. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, UNIRIO, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, 2021. DOI: 10.52192/1984-3917.2021v14n2p226-243
BRASIL. Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2015.
CARLETTI, C.; MASSARANI, L. Mediadores de centros e museus de ciências: um estudo sobre quem são estes atores-chave na mediação entre a ciência e o público no Brasil. Journal of Science Communication, v. 14, n. 2, p. 1-17, 2015.
CARLETTI, C. Mediadores de centros e museus de ciência brasileiros: quem são esses atores-chave na mediação entre a ciência e o público? Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde, Fundação Oswaldo Cruz – Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2016.
COSTA, A.G. Should explainers explain? Journal of Science Communication, v. 4, n. 4, p. 1-4, dezembro, 2005.
DE PAULA, L.M.; PEREIRA, G.R.; COUTINHO-SILVA, R. A função social dos museus e centros de ciências: integração com escolas e secretarias de educação. Tendências, 2019.
FALCÃO, D. Estratégia de divulgação científica em museus de ciências. Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST, 2022.
FERNANDES M.P.; NORBERTO ROCHA, J. The experience of adults with visual disabilities in two Brazilian science museums: An exploratory and qualitative study. Front. Educ., v.7, 2022. doi: 10.3389/feduc.2022.1040944
GOMES, I.; CAZELLI, S. Formação de mediadores em museus de ciência: saberes e práticas. Revista Ensaio, Belo Horizonte – MG., v. 18, n. 1, p. 23-46, jan/abr, 2016.
IBERMUSEUS. O que os museus necessitam em tempos de distanciamento físico: Resultados da pesquisa sobre o impacto do COVID-19 nos museus ibero-americanos. Ibermuseus, julho, 2020a.
IBERMUSEUS. Profissionais de museus ibero-americanos diante do COVID-19: Presente e futuro após meses de emergência sanitária. Ibermuseus, novembro, 2020b.
ICOM BR. Definição de museu. Conferência Geral do ICOM, Praga, 2022. Disponível em: https://www.icom.org.br/?page_id=2776. Acesso em: 12 set. 2022.
KNOBEL, M.; MURRIELLO, S. Exposições e museus de ciência no Brasil. ComCiência, Campinas, São Paulo, n. 100, 2008.
MARANDINO, M. Educação em museus: a mediação em foco. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2008.
MARTI, F.M.; COSTA, A.F.; CASTRO, F.S.R. Educação museal e a pandemia de Covid-19. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 6, n. 4, p. 10-20, set/dez, 2022.
MASSARANI, L.; ALVARO, M.V.; NORBERTO ROCHA, J.; ABREU, W.V.; SILVEIRA, F.; MORALES, S.I.F.; PINEDA, P.C.; MACÍAS-NESTOR, A.P. Mediadores de centros e museus de ciência: um estudo sobre os profissionais que atuam na América Latina. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – Unirio/MAST, v. 14, n. 1, p. 446-466, março, 2021. Doi: 10.52192/1984-3917.2021v14n1p446-466
MASSARANI, L.; BIZERRA, A.; AGUIAR, B.I.; SCALFI, G.; SILVEIRA, Y.; BEZZON, R.Z. Engajamento em foco: uma análise do conteúdo conversacional de famílias em visita ao aquário Jacques Huber (Belém). Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 18, n. 40, p. 05-21, 2022. Doi: 10.18542/amazrecm.v18i40.11886.
MASSARANI, L.; ALVARO, M.; ABREU, W.V.; NORBERTO ROCHA, J.; GONÇALVES, W.S. Mediadores em museus de ciência: um estudo sobre profissionais que atuam no Brasil. ACTIO: Docência em Ciências, v. 7, n. 1, p. 1-19, jan/abr, 2022. DOI: 10.3895/actio.v7n1.14364
MORAES, R.; BERTOLETTI, J.J.; BERTOLETTI, A.C.; ALMEIDA, L.S. Mediação em museus e centros de ciências: O caso do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, Diálogo & Ciências Mediação em museus e centros de ciências, Rio de Janeiro, p. 56-66, 2007.
NORBERTO ROCHA; J., MASSARANI, L..; GONÇALVES, J.; FERREIRA, F.B.; ABREU, W.V.; MOLENZANI, A.O. Guia de Museus e Centros de Ciências Acessíveis da América Latina e do Caribe, 2017. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, RedPOP.
NORBERTO ROCHA, J.; MASSARANI, L.; ABREU, W.V. Investigating accessibility in Latin American Science museums and centers. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 92, n. 1, abril, 2020. Doi: https://doi.org/10.1590/0001-3765202020191156
NORBERTO ROCHA, J.; MARANDINO, M. O papel e os desafios dos mediadores em quatro experiências de museus e centros de ciências itinerantes brasileiros. Journal of Science Communication – América Latina, v. 3, n. 2, p. 1-22, novembro, 2020. Doi: 10.22323/3.03020208
NORBERTO ROCHA, J.; FERNANDES, M. P.; MASSARANI, L. Inclusion and accessibility in science museums: voices from Brazil. IN Theorizing equity in the museum integrating perspectives from research and practice, eds B. Bevan and B. Ramos, 2021. Londre: Routledge. Doi: https://doi.org/10.4324/9780367823191
RIBEIRO, A.; MASSARANI, L.; FALCÃO, D. Museus De ciências e Covid-19: análise dos impactos da pandemia no Brasil, Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, UNIRIO, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, 2022.
SOARES, A.C. MARSUL: Um museu em quarentena. Tessituras – Revista de Antropologia e Arqueologia do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPEL, Pelotas, Rio Grande do Sul, v. 8, n. 1, p. 237-244, jan/jun, 2020.
VALENTE, M.E.A. Os museus de ciências e tecnologia: algumas perspectivas no Brasil dos anos de 1980. Anais do XVII Encontro Regional de História – O lugar da História, Universidade de Campinas – UNICAMP, São Paulo, 2004.
VALENTE, M.E.A.; CAZELLI, S.; ALVES, F. Museus, ciência e educação: novos desafios. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 12 (suplemento), p. 183-203, 2005.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i44.15371
Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.