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Análise de imagens do processo de divisão celular em livros de Ciências da Natureza - biologia do ensino médio: uma abordagem a partir da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia

Josefa Maria Guilherme da Silva Filha, Ricardo Ferreira das Neves

Resumo

O ensino de Biologia compreende conceitos complexos e abstratos, cujos livros didáticos atuam como ferramentas que diminuem a abstração do conteúdo e aproximam o aluno do assunto estudado, auxiliando na aprendizagem. Com isso, este trabalho teve como objetivo analisar imagens de divisão celular em livros de Ciências da Natureza do ensino médio a partir da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). Para pesquisa foram selecionados cinco livros didáticos de Ciências da Natureza e suas tecnologias aprovados pelo PNLD 2021. Com base na TCAM, as imagens do processo de divisão celular foram analisadas, e com isso identificou-se que algumas delas violam os princípios de Coerência, Sinalização e Contiguidade Espacial e ainda apresentam equívocos. Portanto, conclui-se que é muito importante que os docentes analisem os livros didáticos antes de utilizá-los em sala de aula, para evitar que esses venham comprometer a aprendizagem dos discentes.


Palavras-chave

divisão celular; multimídia; recurso imagético; livro didático.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i44.15378

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