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Educação na web: caracterização de perfis voltados ao ensino de Química no Instagram

Amanda Pereira de Sousa, Nairley Cardoso Sá Firmino, Diego Farias Firmino, Elton Patrick Barbano

Resumo

O objetivo deste trabalho foi caracterizar os perfis na rede social Instagram voltados ao ensino de Química, nos quesitos: conteúdo das postagens, linguagem, identidade visual e interação dos seguidores. A pesquisa de campo em ambientes virtuais, exploratória e qualitativa, ocorreu por meio das hashtags: #ensinodequímica e #professordequímica, em agosto de 2022. Os perfis selecionados foram distribuídos em três categorias: 1) conhecimento específico, 2) empreendedorismo digital e 3) caráter humorístico e cultura pop. As publicações e comentários foram analisados quando possível. Ao todo, os nove perfis estudados continham aproximadamente 250 mil seguidores. Os criadores de conteúdo dedicam atenção à identidade visual e utilizam diferentes estratégias de engajamento, inclusive a criação de personagens para facilitar a interlocução com o público. Conclui-se que o Instagram é um veículo atrativo de disseminação do conhecimento, com potencial para o trabalho com educadores químicos e empreendedorismo


Palavras-chave

rede social; educadores químicos; estudantes; educação


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i44.15453

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