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As Representações Sociais de professores unidocentes acerca da abordagem do Ensino por Investigação nas aulas de Ciências Naturais e suas dificuldades de implementação

Brenno Fernandes Dorte, Giovanni Scataglia Botelho Paz, Simone Alves de Assis Martorano, Leonardo Andre Testoni, Solange Wagner Locatelli

Resumo

Este trabalho debruçou-se em investigar as representações sociais de professores unidocentes que ensinam Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre a abordagem do Ensino de Ciências por Investigação. Assim, no contexto de um curso de formação continuada, em uma universidade pública paulista, utilizou-se como instrumento de coleta um questionário de livre associação, sendo solicitado aos 101 professores que elencassem seis palavras de que lembravam ao ler o termo indutor "Ensino de Ciências por Investigação". Após serem tabuladas e agrupadas por tema, as respostas foram submetidas aos softwares openEvoc 0.95 e IRaMuTeQ para análise. Os resultados sugerem que os termos Pesquisa e Curiosidade fazem parte do Núcleo Central da Representação Social dos participantes, e que, ao analisarmos os termos mais evocados, o experimento é um aspecto intrínseco ao Ensino Investigativo na concepção destes participantes.


Palavras-chave

Ensino por Investigação; Professores de Ciências; Representação Social


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i44.15475

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