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A importância de modelos para o ensino de Física: em foco o princípio de Arquimedes nos livros didáticos de Ensino Médio

Salmon Landi Júnior, Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Wellington Pereira de Queirós

Resumo

Neste trabalho, buscou-se identificar e discutir os modelos explicativos para a abordagem do princípio de Arquimedes em livros didáticos de Ciências da Natureza aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2021. Além disso, propôs-se um modelo explicativo, que pode ser implementado em aulas de Física, a partir da relação entre experimentação e elementos matemáticos e teóricos. Quanto à análise dos livros didáticos, observou-se que a apresentação do princípio de Arquimedes, na maioria dos casos, mostrou-se desvinculada da fundamentação teórica e sustentada por equações matemáticas que não são devidamente explicadas. Por sua vez, o modelo explicativo proposto aqui busca elucidar aspectos conceituais e matemáticos, contribuindo com uma abordagem mais reflexiva em aulas de Física do Ensino Médio.


Palavras-chave

ensino de Física; hidrostática; empuxo


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i44.15538

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