A interação entre as funções executivas e a ansiedade matemática no desempenho matemático: uma revisão sistemática
Resumo
Esta revisão sistemática foi motivada pelos baixos índices de proficiência em Matemática evidenciados pelo PISA-2018, visando explorar a relação entre Funções Executivas e Ansiedade Matemática (AM) no Desempenho Matemático (DM). O objetivo principal foi apresentar evidências sobre a influência dessas variáveis no desempenho dos estudantes. Especificamente, o estudo buscou elucidar o fenômeno da AM e seu efeito no desempenho, bem como identificar a correlação entre Funções Executivas (Memória de Trabalho, Controle Inibitório e Flexibilidade Cognitiva) e DM. Seguindo as diretrizes PRISMA, a investigação selecionou 124 artigos de bases de dados como PMC, Sci-Hub, OJS, SCIELO, BPS e ELSEVIER. Após um processo de pré-seleção, 40 artigos foram considerados potencialmente relevantes, e 12 estudos foram incluídos com base em critérios específicos de elegibilidade e inclusão. Os resultados indicaram que a AM induz interferência cognitiva devido à distração emocional, prejudicando a capacidade de processar tarefas matemáticas. Além disso, foi encontrada uma relação positiva significativa entre Funções Executivas e DM, com a Memória de Trabalho Visuoespacial e a Flexibilidade Cognitiva sendo os moderadores mais eficazes da relação AM-DM. Este estudo sugere que intervenções voltadas para a melhoria das Funções Executivas podem mitigar os efeitos negativos da AM, melhorando assim o DM.
Palavras-chave
Funções executivas; Ansiedade Matemática; Desempenho Matemático
Texto completo:
PDFReferências
ASHKENAZI, S.; COHEN, N. Developmental trajectories of strategy use in children with mathematical anxiety. Acta Psychologica, v. 215, p. 103293, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0001691821000433 Acesso em: 12 mai. 2023.
BASTOS, J. A. Matemática: distúrbios específicos e dificuldades. In: ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. S. (org.). Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e Multidisciplinar. 2. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2016.
BRAGA, D. G. A.; DALTO, J. O. Funções Executivas e aprendizagem de Matemática: uma revisão de literatura. Disponível em: http://sbemparana.com.br/xvieprem/anais/545531.pdf Acesso em: 12 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes-PISA 2018. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/images/03.12.2019_Pisa-apresentacao-coletiva.pdf Acesso em: 12 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sistema Brasileiro de Avaliação da Educação Básica - SAEB 2021. 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/saeb/resultados/apresentacao_saeb_2021.pdf Acesso em: 20 jul. 2023.
CAPELATO, É.; PÉRICO, A. E. Eficiência escolar no estado de São Paulo: fatores interescolares e desempenho em matemática. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 19, n. 42, p. 211-231, ago. 2023. ISSN 2317-5125.
CARVALHO, C. S.; FERNANDES, D. C. Contribuições das funções executivas para o desempenho acadêmico. Argumentos Pró-Educação, v. 3, n. 7, 16 abr. 2018.
CUDER, A.; ŽIVKOVIĆ, M; DOZ, E; PELLIZZONI, S; PASSOLUNGHI, M. C. The relationship between math anxiety and math performance: The moderating role of visuospatial working memory. Journal of Experimental Child Psychology, v. 233, p. 105688, 2023.
CYPEL, S. Funções Executivas: seu processo de estruturação e a participação no processo de aprendizagem. In: ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. S. (org.). Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e Multidisciplinar. 2. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2016.
DACHES COHEN, L.; RUBINSTEN, O. Math anxiety and deficient executive control: does reappraisal modulate this link? Annals of the New York Academy of Sciences, v. 1513, n. 1, p. 108-120, 2022.
DOMINGUES, M. R. de S. et al. Exercício físico e ansiedade matemática: perspectivas para educação matemática a partir das neurociências. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 18, n. 40, p. 81-104, 2022.
DONOLATO, E.; GIOFRÈ, D.; MAMMARELLA, I. C. Working memory, negative affect and personal assets: How do they relate to mathematics and reading literacy? PloS one, v. 14, n. 6, p. e0218921, 2019.
DURO, M. L.; DORNELES, B. V. Estimativa numérica e desempenho aritmético. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 16, n. 37, p. 106-118, dez. 2020. ISSN 2317-5125.
FIGUEIRA, P. V. S. T.; FREITAS, P. M. Relação entre Ansiedade Matemática, Memória de Trabalho e Controle Inibitório: uma meta-análise. Bolema, Rio Claro (SP), v. 34, n. 67, p. 678-696, 2020.
JUSTICIA-GALIANO M. J.; MARTÍN-PUGA, M. E.; LINARES, R.; PELEGRINA, S. Math anxiety and math performance in children: The mediating roles of working memory and math self-concept. British Journal of Developmental Psychology, v. 87, n. 4, p. 573-589, 2017.
MAMMARELLA, I. C.; CAVIOLA, S.; GIOFRÈ, D.; BORELLA, E. Separating math from anxiety: The role of inhibitory mechanisms. Applied Neuropsychology: Child, v. 7, n. 4, p. 342-353, 2017.
OECD. Mathematics performance (PISA). 2023. Disponível em: https://data.oecd.org/pisa/mathematics-performance-pisa.htm Acesso em: 12 jun. 2023.
OHLWEILER, L. Introdução aos transtornos da aprendizagem. In: ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. S. (org.). Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e Multidisciplinar. 2. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2016.
ORBACH, L.; HERZOG, M.; FRITZ, A. State- and trait-math anxiety and their relation to math performance in children: The role of core executive functions. Cognition, v. 200, p. 104271, 2020.
PASSOLUNGHI, M. C.; CAVIOLA, S.; DE AGOSTINI, R.; PERIN, C.; MAMMARELLA, I. C. Mathematics Anxiety, Working Memory, and Mathematics Performance in Secondary-School Children. Frontiers in psychology, v. 7, n. 42, 2016.
RAMIREZ, G.; CHANG, H.; MALONEY, E. A.; LEVINE, S. C.; BEILOCK, S. L. On the relationship between math anxiety and math achievement in early elementary school: The role of problem solving strategies. Journal of Experimental Child Psychology, v. 141, p. 83-100, 2016.
SANTANA, A. N.; ROAZZI, A; MELO, M R. A. Os três componentes executivos básicos e o desempenho matemático escolar. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 259, p. 649-69, 2020.
SORVO, R.; KIURU, N.; KOPONEN, T.; ARO, T.; VIHOLAINEN, H.; AHONEN, T.; ARO, M. Longitudinal and situational associations between math anxiety and performance among early adolescents. Annals of the New York Academy of Sciences, v. 1514, n. 1, p. 174-186, 2022.
UMAN, L. S. Systematic reviews and meta-analyses. J Can Acad Child Adolesc Psychiatry, v. 20, n. 1, p. 57-59, 2011.
ŽIVKOVIĆ, M.; PELLIZZONI, S.; MAMMARELLA, I. C.; PASSOLUNGHI, M. C. Executive functions, math anxiety and math performance in middle school students. British Journal of Developmental Psychology, v. 40, n. 3, p. 438-452, 2022.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i44.15785
Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.