Cabeçalho da página

A interação entre as funções executivas e a ansiedade matemática no desempenho matemático: uma revisão sistemática

Regina Daniele Ribeiro Torres, Paula Caroline Pepa Oliveira, Magda Cristina Nascimento Rochael, Estela Costa Ferreira, Jasiele Aparecida de Oliveira Silva, José Jonas de Oliveira

Resumo

Esta revisão sistemática foi motivada pelos baixos índices de proficiência em Matemática evidenciados pelo PISA-2018, visando explorar a relação entre Funções Executivas e Ansiedade Matemática (AM) no Desempenho Matemático (DM). O objetivo principal foi apresentar evidências sobre a influência dessas variáveis no desempenho dos estudantes. Especificamente, o estudo buscou elucidar o fenômeno da AM e seu efeito no desempenho, bem como identificar a correlação entre Funções Executivas (Memória de Trabalho, Controle Inibitório e Flexibilidade Cognitiva) e DM. Seguindo as diretrizes PRISMA, a investigação selecionou 124 artigos de bases de dados como PMC, Sci-Hub, OJS, SCIELO, BPS e ELSEVIER. Após um processo de pré-seleção, 40 artigos foram considerados potencialmente relevantes, e 12 estudos foram incluídos com base em critérios específicos de elegibilidade e inclusão. Os resultados indicaram que a AM induz interferência cognitiva devido à distração emocional, prejudicando a capacidade de processar tarefas matemáticas. Além disso, foi encontrada uma relação positiva significativa entre Funções Executivas e DM, com a Memória de Trabalho Visuoespacial e a Flexibilidade Cognitiva sendo os moderadores mais eficazes da relação AM-DM. Este estudo sugere que intervenções voltadas para a melhoria das Funções Executivas podem mitigar os efeitos negativos da AM, melhorando assim o DM.


Palavras-chave

Funções executivas; Ansiedade Matemática; Desempenho Matemático


Texto completo:

PDF

Referências


ASHKENAZI, S.; COHEN, N. Developmental trajectories of strategy use in children with mathematical anxiety. Acta Psychologica, v. 215, p. 103293, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0001691821000433 Acesso em: 12 mai. 2023.

BASTOS, J. A. Matemática: distúrbios específicos e dificuldades. In: ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. S. (org.). Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e Multidisciplinar. 2. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2016.

BRAGA, D. G. A.; DALTO, J. O. Funções Executivas e aprendizagem de Matemática: uma revisão de literatura. Disponível em: http://sbemparana.com.br/xvieprem/anais/545531.pdf Acesso em: 12 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes-PISA 2018. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/images/03.12.2019_Pisa-apresentacao-coletiva.pdf Acesso em: 12 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sistema Brasileiro de Avaliação da Educação Básica - SAEB 2021. 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/saeb/resultados/apresentacao_saeb_2021.pdf Acesso em: 20 jul. 2023.

CAPELATO, É.; PÉRICO, A. E. Eficiência escolar no estado de São Paulo: fatores interescolares e desempenho em matemática. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 19, n. 42, p. 211-231, ago. 2023. ISSN 2317-5125.

CARVALHO, C. S.; FERNANDES, D. C. Contribuições das funções executivas para o desempenho acadêmico. Argumentos Pró-Educação, v. 3, n. 7, 16 abr. 2018.

CUDER, A.; ŽIVKOVIĆ, M; DOZ, E; PELLIZZONI, S; PASSOLUNGHI, M. C. The relationship between math anxiety and math performance: The moderating role of visuospatial working memory. Journal of Experimental Child Psychology, v. 233, p. 105688, 2023.

CYPEL, S. Funções Executivas: seu processo de estruturação e a participação no processo de aprendizagem. In: ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. S. (org.). Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e Multidisciplinar. 2. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2016.

DACHES COHEN, L.; RUBINSTEN, O. Math anxiety and deficient executive control: does reappraisal modulate this link? Annals of the New York Academy of Sciences, v. 1513, n. 1, p. 108-120, 2022.

DOMINGUES, M. R. de S. et al. Exercício físico e ansiedade matemática: perspectivas para educação matemática a partir das neurociências. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 18, n. 40, p. 81-104, 2022.

DONOLATO, E.; GIOFRÈ, D.; MAMMARELLA, I. C. Working memory, negative affect and personal assets: How do they relate to mathematics and reading literacy? PloS one, v. 14, n. 6, p. e0218921, 2019.

DURO, M. L.; DORNELES, B. V. Estimativa numérica e desempenho aritmético. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 16, n. 37, p. 106-118, dez. 2020. ISSN 2317-5125.

FIGUEIRA, P. V. S. T.; FREITAS, P. M. Relação entre Ansiedade Matemática, Memória de Trabalho e Controle Inibitório: uma meta-análise. Bolema, Rio Claro (SP), v. 34, n. 67, p. 678-696, 2020.

JUSTICIA-GALIANO M. J.; MARTÍN-PUGA, M. E.; LINARES, R.; PELEGRINA, S. Math anxiety and math performance in children: The mediating roles of working memory and math self-concept. British Journal of Developmental Psychology, v. 87, n. 4, p. 573-589, 2017.

MAMMARELLA, I. C.; CAVIOLA, S.; GIOFRÈ, D.; BORELLA, E. Separating math from anxiety: The role of inhibitory mechanisms. Applied Neuropsychology: Child, v. 7, n. 4, p. 342-353, 2017.

OECD. Mathematics performance (PISA). 2023. Disponível em: https://data.oecd.org/pisa/mathematics-performance-pisa.htm Acesso em: 12 jun. 2023.

OHLWEILER, L. Introdução aos transtornos da aprendizagem. In: ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. S. (org.). Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e Multidisciplinar. 2. ed. – Porto Alegre: Artmed, 2016.

ORBACH, L.; HERZOG, M.; FRITZ, A. State- and trait-math anxiety and their relation to math performance in children: The role of core executive functions. Cognition, v. 200, p. 104271, 2020.

PASSOLUNGHI, M. C.; CAVIOLA, S.; DE AGOSTINI, R.; PERIN, C.; MAMMARELLA, I. C. Mathematics Anxiety, Working Memory, and Mathematics Performance in Secondary-School Children. Frontiers in psychology, v. 7, n. 42, 2016.

RAMIREZ, G.; CHANG, H.; MALONEY, E. A.; LEVINE, S. C.; BEILOCK, S. L. On the relationship between math anxiety and math achievement in early elementary school: The role of problem solving strategies. Journal of Experimental Child Psychology, v. 141, p. 83-100, 2016.

SANTANA, A. N.; ROAZZI, A; MELO, M R. A. Os três componentes executivos básicos e o desempenho matemático escolar. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 259, p. 649-69, 2020.

SORVO, R.; KIURU, N.; KOPONEN, T.; ARO, T.; VIHOLAINEN, H.; AHONEN, T.; ARO, M. Longitudinal and situational associations between math anxiety and performance among early adolescents. Annals of the New York Academy of Sciences, v. 1514, n. 1, p. 174-186, 2022.

UMAN, L. S. Systematic reviews and meta-analyses. J Can Acad Child Adolesc Psychiatry, v. 20, n. 1, p. 57-59, 2011.

ŽIVKOVIĆ, M.; PELLIZZONI, S.; MAMMARELLA, I. C.; PASSOLUNGHI, M. C. Executive functions, math anxiety and math performance in middle school students. British Journal of Developmental Psychology, v. 40, n. 3, p. 438-452, 2022.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i44.15785

Direitos autorais 2024 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License