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Conhecimento sobre evolução biológica: um estudo com graduandos em ciências biológicas da universidade do estado do Rio Grande do Norte-UERN

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Maria da Conceição Vieira de Almeida Menezes, Natanael Charles da Silva, Kleberson de Oliveira Porpino

Resumo

O estudo objetivou identificar, nos graduandos ingressantes no curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, o conhecimento que eles apresentam sobre evolução biológica. A pesquisa qualitativa contou com a participação de 37 estudantes e fez uso de um questionário produzido em três fases: exploratória, revisão e consolidação. Os resultados apontam que os conhecimentos dos alunos sobre seleção natural e adaptação estão embasados nas ideias lamarckistas, e à deriva genética é um assunto pouco compreendido pelos discentes. No que se refere à adaptação, prevaleceram as ideias de que o indivíduo se adapta ao ambiente e que incorpora características adaptativas. Assim, considera-se fundamental que a abordagem da seleção natural, adaptação e deriva genética nos livros didáticos seja isenta de termos que induzam o aluno a reforçar uma ideia equivocada ou errônea sobre esses assuntos, e que os docentes deem preferência a estratégias de ensino e uso de recursos didáticos diversificados que sejam delimitados e elaborados numa concepção de aprendizagem crítica e reflexiva para o aluno.


Palavras-chave

ensino de evolução biológica; formação docente; recursos metodológicos diversificados


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i44.15830

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