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A Educação financeira nos cursos de Licenciatura em Matemática do Estado de São Paulo

Larissa Gehrinh Borges, Virgínia Cardia Cardoso

Resumo

Investigamos a presença da Educação Financeira (EF) nos cursos de formação de professores de matemática do estado de São Paulo, por meio de uma pesquisa qualitativa. Sob a ótica de Bardin (2011) realizamos a análise de conteúdo dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPCs) dos cursos identificados no Portal e-MEC. Constatou-se que a maioria dos cursos não incluem disciplinas de EF em seu PPC, apresentando a necessidade da inserção desta temática nesses cursos de formação. Ainda, verificou-se que quando é apresentada nos PPCs esta tende a ter uma abordagem mais voltada aos aspectos técnicos de Matemática Financeira, destacando, portanto, a necessidade de uma discussão mais abrangente sobre a temática, uma vez que segundo o documento normativo da Educação básica (BNCC, 2018) é esperado que a EF seja desenvolvida na Educação Básica.


Palavras-chave

educação financeira; formação do professor de matemática; educação financeira no estado de São Paulo; educação matemática.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i45.15942

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