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Uma pedagogia de apoio para condução de modelagem matemática de forma remota

Aldo Peres Campos Lopes

Resumo

Durante a quarentena do Covid-19, muitas instituições de ensino adotaram o ensino remoto e implementaram metodologias como a modelagem matemática. Este estudo é uma pesquisa empírica sobre o uso de atividades de modelagem matemática com equações diferenciais no ensino remoto para alunos de engenharia, utilizando o Google Meet e o Moodle. A pesquisa aborda aspectos de uma pedagogia de apoio, como colaboração, motivação, autenticidade e personalização. Foi observado que a produção de modelos matemáticos contribuiu para a personalização e autenticidade do aprendizado, motivando os alunos a prosseguirem nos estudos. A colaboração foi facilitada pela tecnologia, destacando a importância da empatia e do diálogo aberto. Conclui-se que a modelagem é adequada para o ensino remoto, apesar de algumas dificuldades específicas desse modo de ensino.


Palavras-chave

ensino remoto; pandemia; modelagem matemática; pedagogia de apoio.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i45.15949

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