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Possibilidades e dificuldades no uso do Design Thinking em uma sequência didática voltada para a aprendizagem significativa de conceitos físicos e para a formação para a cidadania no trânsito

Fabiana Sena dos Santos, Sérgio Luiz Bragatto Boss, Daniel de Jesus Melo dos Santos, Gabriela Mendes Silva, Poliana Schettini Silva, Priscila Valdênia dos Santos, Regiane dos Santos Conceição, Dimas Souza dos Santos

Resumo

O Design Thinking (DT) consiste numa abordagem metodológica que possibilita o uso de diferentes estratégias didáticas no processo de ensino e aprendizagem. Embora o DT tenha conquistado certo espaço na pesquisa sobre ensino na área das engenharias, são poucos os estudos que investigam suas potencialidades no ensino de Ciências. Para explorar tal lacuna, no presente artigo investiga-se as possibilidades e dificuldades no uso do DT em uma sequência didática voltada à aprendizagem significativa dos conceitos físicos e à formação do estudante para a cidadania no trânsito, no ensino médio. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa do tipo intervenção pedagógica e utilizou a observação mediante registro de gravação de áudio e vídeo e diário de bordo, bem como atividades dos estudantes para a constituição dos dados. A análise dos dados toma como base pressupostos do DT e da aprendizagem significativa. Os resultados apontam que o DT pode servir como abordagem facilitadora à aprendizagem significativa, possibilitar maior envolvimento dos estudantes no desenvolvimento das atividades e contribuir para a formação destes, no que se refere à cidadania no trânsito. A respeito das dificuldades, o tempo de planejamento e implementação da sequência didática e a compreensão das etapas do DT são destacados.


Palavras-chave

design thinking; aprendizagem significativa; educação para o trânsito; ensino de física.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i45.15953

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