Animais peçonhentos: uma análise de livros didáticos do PNLD 2020
Resumo
O livro didático é ainda a principal ferramenta didática disponível em toda a extensão territorial do Brasil. A livro didático é um importante disseminador de informações determinantes para a formação de estudantes críticos e conscientes. Dessa forma, o presente estudo objetivou analisar os livros didáticos indicados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2020, para o ensino de Ciências no nível fundamental, referente aos conteúdos de animais peçonhentos. Os animais peçonhentos e os acidentes relacionados a esse grupo constituem um sério problema de saúde pública no Brasil e é considerado um tema ainda escasso de abordagem no âmbito escolar. A presente pesquisa do tipo qualitativa utilizou o método de pesquisa bibliográfica e Análise de Conteúdo de Bardin para avaliar sete dos doze livros discriminados no PNLD 2020 com relação ao tema “Animais Peçonhentos”, especificamente os volumes do sétimo ano do Ensino Fundamental onde o tema é abordado. A análise dos livros revelou que o conteúdo é inexistente ou está presente nas coleções de forma fragmentada e não contempla a diversidade, importância ecológica, médica, econômica e farmacêutica desses animais.
Palavras-chave
animais com veneno; educação em saúde; ensino de ciências.
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