Conhecimentos mobilizados por uma licencianda e uma professora em contexto de parceria para a elaboração e implementação de uma proposta de ensino de equação da reta no ensino médio
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar os conhecimentos mobilizados por uma licencianda em Matemática e por uma professora da Educação Básica, em um contexto de parceria para a elaboração e implementação de uma proposta de ensino da equação da reta no ensino médio. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos dados foram produzidos por meio de áudio-gravação de sete encontros de parceria, dos quais cinco foram dedicados às discussões e planejamento, e dois à aplicação das atividades em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio. A análise dos dados foi realizada à luz da perspectiva teórica do modelo Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge (MTSK) e da Base de Conhecimentos de para o Ensino, em busca de caracterizar os conhecimentos que são mobilizados nesse processo de parceria. Os resultados mostraram que a licencianda em Matemática aumentou seu conhecimento especializado mobilizado no decorrer da parceria com a professora, ratificando, assim, a relevância e pertinência desse tipo de parceria para o desenvolvimento profissional docente, além de apontar para a necessidade de se dedicar maior atenção na formação inicial de futuros professores de Matemática em relação à construção do PCK, em especial ao Conhecimento da Característica da Aprendizagem Matemática (KFLM) e ao Conhecimento dos Parâmetros da Aprendizagem Matemática (KMLS).
Palavras-chave
formação de professores; base de conhecimentos para o ensino; planejamento conjunto; educação matemática.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i45.15961
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