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Conversas produzidas por um grupo de pedreiros: interrogações à artesania da docência

Alexandre Wegner, Cláudio José de Oliveira

Resumo

No presente artigo analisamos as conversas de um grupo de pedreiros, em razão de observarmos perspectivas em seus saberes matemáticos para interrogar a artesania da docência no ensino-aprendizagem da matemática escolar. Organizamos as ações de acordo com os objetivos específicos: conhecer e descrever práticas matemáticas de um grupo de pedreiros a partir da análise de suas conversas; problematizar as contribuições das práticas matemáticas desses pedreiros para o exercício da docência; discutir as possibilidades da docência artesanal na matemática escolar. A metodologia empregada foi a Análise Textual Discursiva, esta alicerçou a produção de quatro categorias finais emergentes: socializar o que sabe com os colegas e mestres; não existe uma resolução fixa, a realidade dá o sentido às respostas; a geometria é compreendida a contar da manipulação de materiais concretos; a multiplicação e a divisão são possíveis com a organização dos espaços pela referência visual. Resultados que podem gerar mais possibilidades na produção do conhecimento.


Palavras-chave

educação; pedreiros; matemática; docência.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i45.16034

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