Conversas produzidas por um grupo de pedreiros: interrogações à artesania da docência
Resumo
No presente artigo analisamos as conversas de um grupo de pedreiros, em razão de observarmos perspectivas em seus saberes matemáticos para interrogar a artesania da docência no ensino-aprendizagem da matemática escolar. Organizamos as ações de acordo com os objetivos específicos: conhecer e descrever práticas matemáticas de um grupo de pedreiros a partir da análise de suas conversas; problematizar as contribuições das práticas matemáticas desses pedreiros para o exercício da docência; discutir as possibilidades da docência artesanal na matemática escolar. A metodologia empregada foi a Análise Textual Discursiva, esta alicerçou a produção de quatro categorias finais emergentes: socializar o que sabe com os colegas e mestres; não existe uma resolução fixa, a realidade dá o sentido às respostas; a geometria é compreendida a contar da manipulação de materiais concretos; a multiplicação e a divisão são possíveis com a organização dos espaços pela referência visual. Resultados que podem gerar mais possibilidades na produção do conhecimento.
Palavras-chave
educação; pedreiros; matemática; docência.
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i45.16034
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