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Avaliação do desenvolvimento de habilidades relacionadas à estratégia de controle de variáveis por alunos do Ensino Médio

Alessandro Damásio Trani Gomes

Resumo

Este trabalho investiga o desenvolvimento das habilidades de identificar testes experimentais adequados e consistentes, bem como rejeitar testes inconsistentes, por estudantes do ensino médio ao longo de um ano letivo. Durante esse período, os alunos realizaram diversas atividades práticas em laboratório, integradas ao currículo. Participaram da pesquisa 250 estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola pública federal, os quais responderam a um instrumento de pesquisa no início e no final do ano letivo. A comparação dos resultados revela uma diferença estatisticamente significativa, indicando uma evolução das habilidades dos alunos relacionadas às estratégias de controle de variáveis. A partir dos resultados obtidos, discutem-se as implicações educacionais e propõem-se novas questões de pesquisa.


Palavras-chave

atividades práticas; estratégias de controle de variáveis; ensino médio; educação em ciências.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i45.16109

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