Cabeçalho da página

Fundamentos epistemológicos das relações CTS no ensino de ciências

Luciana de Nazaré Farias, Werventon dos Santos Miranda, Silvio Carlos Ferreira Pereira Filho

Resumo

Visamos a discutir os fundamentos epistemológicos das relações CTS (Ciência, Tecnologia, Sociedade) presentes em temas considerados socialmente relevantes no ensino de ciências. Consideramos que um dos principais objetivos do ensino de ciências numa abordagem CTS é o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisões por parte dos estudantes, contribuindo, assim, para sua participação na sociedade. Embora haja uma busca por mudanças, as pesquisas têm mostrado que, nas escolas, os conhecimentos científicos ainda são apresentados aos alunos com status de conhecimento superior aos demais, como sendo a verdade absoluta. Como resultados preliminares, destacamos que as pesquisas apontam para uma crescente valorização dos estudos CTS, que indicam a necessidade de explorar os conhecimentos sob um caráter mais amplo, buscando trabalhar ciências numa perspectiva curricular, cuja lógica de organização é estruturada em temas, com os quais são selecionados os conteúdos de ensino de ciências. Entretanto, o desenvolvimento da abordagem CTS nas escolas ainda é um desafio, pois a ciência e a tecnologia são abordadas de forma meramente ilustrativa, dissociadas das discussões de nosso tempo, em que paradoxalmente vivemos em constante contato com aparatos científicos e tecnológicos. É preciso contrastar as visões oficiais presentes nos sistemas de ensino e constituir fontes de visões alternativas para o ensino de ciências, buscando avançar no sentido de concepções de ciências e seu ensino, concernentes com o século XXI.


Palavras-chave

epistemologia; relações CTS


Texto completo:

PDF

Referências


ARAGÃO, R.M.R. Compreendendo a Investigação Narrativa de ações escolares de ensino e de aprendizagem no âmbito da formação de professores. 22ª Reunião Anual da ANPEd, Caxambu:2004.

ASSMANN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

AULER. D. Enfoque ciência tecnologia sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, vol. 1, número especial, novembro de 2007.

AULER. D e DELIZOICOV. D. Alfabetização científico-tecnológica para quê? . ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, Volume 03, Número 1 – Jun 2001.

ROSELI P. SCHNETZLER. Quimica . Nova, Vol. 25, Supl. 1, 14-24, 2002.

BACHELARD. G. A Filosofia do Não. São Paulo: Coleção abril Cultural. Coleção Os Pensadores, 1978.

BAZZO, W. A.; VON LINSINGEN, I; PEREIRA, L. T. V. (Eds). Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade. Madrid: OEI, 2003. Capítulo 4: O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade?

BRITO,D.L; SOUZA M.L e FREITAS, D. Formação inicial de professores de ciências e biologia: a visâo da natureza do conhecimento científico e a relação CTS. INTERACÇÕES NO. 9, PP. 129-148 (2008).

CARVALHO, W. L. P. Cultura científica e cultura humanística. 2005. Tese (Livre Docência) – Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Universidade Estadual Paulista, Ilha Solteira.

CHALMERS, A. F. O que é Ciência Afinal? Ed. Brasiliense, 1993.

COLL, C. e colaboradores. Os conteúdos na reforma: ensino aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências – fundamentos e métodos. São Paulo: Editora Cortez, 2002. Didáctica de las Ciências, Barcelona, pp. 2559-2562. In: http://ensciencias.uab.es/congreso09/numeroextra/art-2559-2562.pdf.

FOUREZ, G. O método científico: a comunidade científica. In: A construção das ciências. São Paulo: UNESP, 1995, p.91-102.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GEHLEN, S.T, AUTH, M.A E AULER, D. Contribuições de Freire e Vygotsky no contexto de propostas curriculares para a Educação em Ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências. Vol. 7 Nº1 (2008).

GONÇALVES, T. V.O. Ensino de Ciências e Matemática e formação de professores: Marcas da diferenças. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação – Campinas, SP, 2000.

MALDANER, O. A, ZANON, L.B, Situação de estudo: uma organização do ensino que extrapola a formação disciplinar de ciências, in: Educação em Ciências- Produção de currículos e formação de professores, Ed. Ijuí, 2004.

MONIZ DOS SANTOS, M.E.V. Desafios Pedagógicos para o Século XXI. Ed. Livros Horizonte, Lisboa, 1999.

MONIZ DOS SANTOS, M.E.V. Educação pela ciência e educação sobre ciência nos manuais escolares. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Vol. 1 Nº4 (2004).

SANTOS, P.G. F; OLIVEIRA, E.R e CORDEIRO, M.A.M. Inserção do enfoque CTSA em uma sala de aula eja através da abordagem temática. I Mostra de Atividades de Extensão da UNESP, USP, São Paulo, 2009. In: http://prope.unesp.br/xxi_cic/27_02030196100.pdf

SANTOS, W.L.P.; MORTIMER, E.F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, p. 1-23, dez. 2002.

SANTOS, W.L.P.; MORTIMER, E.F. Desenvolvimento de atitudes e Valores, In: Química Nova na Escola, N° 20, NOVEMBRO 2004

SANTOS, W. L.P dos. e SCHNETZLER, R.P. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2000.

SANTOS, W.L.P. Aspectos sócio-científicos em aulas de química. Tese (Doutorado), Faculdade de Educação, UFMG, Belo Horizonte, 2002.

SOUZA, A.L e QUADROS, A.L. O lixo plástico: discutindo algumas concepções apresentadas por estudantes. XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ). In: http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0203-2.pdf

TRIVELATO. S. L. F. Ensino de Ciências e o Movimento CTS (Ciência /Tecnologia/ Sociedade). In: 3ª Escola de Verão para professores de Prática de Ensino de Física, Química e Biologia. Coletânea, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1995.

RICARDO, E.C. Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar. Ciência & Ensino, vol. 1, número especial, novembro de 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v9i17.1648

Direitos autorais 2012 CC-BY



Creative Commons License