Cabeçalho da página

Uma experiência CTS em sala de aula: a internacionalização da Amazônia

André Luiz Rodrigues Chaves, Àlvaro Chrispino

Resumo

O estudo constitui-se na construção e aplicação de uma sequência de ensino-aprendizagem, construída de forma coletiva com visão interdisciplinar, voltada para a discussão em torno do tema “internacionalização da Amazônia”, seguindo os pressupostos de uma abordagem CTS, por meio da técnica da controvérsia controlada, aplicada em uma escola privada de ensino médio da cidade do Rio de Janeiro. Inicia-se com uma breve digressão sobre o ensino voltado para o desenvolvimento de competências, uma revisão sobre a história das abordagens CTS, as suas implicações para um ensino de ciências voltado para a construção de uma aprendizagem significativa. As questões centrais que balizaram a pesquisa visaram a identificar os seguintes elementos: as ideias prévias que os estudantes tinham sobre os assuntos relacionados à Internacionalização da Amazônia; as formas como os estudantes e os professores se integraram à metodologia utilizada; a maneira com que os estudantes lançavam mão dos conceitos científicos diante das demandas situacionais referentes a um problema proposto; a contribuição do projeto proposto para o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas visando à formação cidadã dos estudantes. A análise do processo baseou-se teoricamente no Estudo de Caso a partir do enfoque CTS como forma de promoção da alfabetização científica.


Palavras-chave

CTS; ensino de ciências; controvérsia controlada


Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, M. C. e MASETTO, M. T. O professor universitário em aula. São Paulo. Cortez, 1993.

AIKENHEAD, G. STS Education: A Rose by Any Other Name. In: CROSS, R. (Ed.): A Vision for Science Education: Responding to the work of Peter J. Fensham, New York: RoutledgeFalmer, 2003.

ALBE, V. Tratar controversias científicas contemporâneas em clase.Alambique – Didactica .

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC.

CABALLERO, A. Transformar losconflictos: una apuesta. Tarbiya: revista deInvestigación e Innovación Educativa,Madrid, n. 25, p. 104, 2000.

CASASSUS, J. A Escola e a Desigualdade – 2 ed. Brasília: Líber Livro Editora, UNESCO, 2007. p. 79.

CHRISPINO, A. Ciência, Tecnologia e Sociedade. Módulo do Curso de Especialização em Educação Tecnológica, UAB/CEFET-RJ, aula 11. Mimeo, 2008.

CHRISPINO, A. Proibição do fumo: Decisão pessoal ou social? Uma abordagem de ensino CTS para o tema tabagismo a partir da simulação de controvérsia controlada. Disponível em: www.oei.es/salactsi/alvaro.pdf.

CRESWELL, J. Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing among Five Traditions. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 1998.

CUTCLIFFE, S. Ciencia, tecnología y sociedad: un campo interdisciplinar, In: MEDINA, M. y SANMARTÍN, J. (eds.) Ciencia, tecnología y sociedad: Estudios interdisciplinares em launiversidad, em laeducación y em lagestión pública, Barcelona: Anthropos, 1990.

DEMO, Pedro. Aprender: o desafio reconstrutivo. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 24, n. 3, set./dez., 1998. p. 33.

EPSTEIN, Isaac. Aquecimento global. Comciência, Reportagens. SBPC/Labjor, Brasil 2002. Disponível em: www.comciencia.br/reportagens/clima/clima11.htm.

FIGUEIREDO, O. A controvérsia na educação para a sustentabilidade: uma reflexão sobre a escola do século XXI. Revista Interacções, n.4, 2006. Disponível em: www.eses.pt/interaccoes.

GIDDENS, A. Risco, Confiança, Reflexividade. In: Modernização Reflexiva: política, tradição e estética na ordem social, Orgs. Beck, U., Giddens, A. Lash, S., São Paulo, Ed. UNESP, 1997.

GORDILLO, M. Metáforas y simulaciones: alternativas para ladidáctica y laenseñanza de lasciencias. Revista Electrónica de Enseñanza de lasCiencias, Vol. 2 Nº 3, 2003. Disponível em: http://saum.uvigo.es/reec/volumenes/volumen2/Numero3/Art10.pdf

LÜDKE, M. ANDRÉ, M.ED.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 9. ed. São Paulo: EPU, 1986.

MACHADO, N. J. Educação: competência e qualidade – 2 ed. – São Paulo: Escrituras Editora, 2010.

MARTINS, G. de A. Estudo de Caso: Uma Estratégia de Pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2006.

REIS, P. R dos, A Escola e as Controvérsias Socio-científicas – perspectivas de Alunos e Professores, Coleção Educação 1, Escolar Editora, Lisboa, 2008.

REIS, P., GALVÃO, C. Controvérsias sócio-científicas e prática pedagógica de jovens professores. Investigações em Ensino de Ciências, Instituto de Física, UFRGS. Vol. 10, N. 2, junho de 2005. Disponível em www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol10/n2/v10_n2_a1.htm (Acesso em 10/10/2009).

SANTOS, W. L. P. dos; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-TS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, v. 2, n. 2, 2000.

TAPSCOTT, D. Creciendoenun entorno digital: La generación Net, Bogotá. Mc Graw Hill, 1998.

TERRAZAN, E.A, IAMARQUE, T., PICCINI, I. P., FAGUNDES, S. M. K., Produções em Educação em Ciências sob a perspectiva CTS/CTSA. VII ENPEC, 2009, disponível em: www.foco.fae.ufmg.br/viienpec/index.php/enpec/viienpec/paper/viewFile/1120/511.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo, Ed. Cortez, 3ª edição,1986.

TONIETO, C. A prática dialógica na comunidade de investigação: possibilidades de uma educação para o pensar. In: II Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências, 2006, Santa Maria - RS. II Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Anais/Artigos Completos. Santa Maria - RS :Facos, 2006. Disponível em: www.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/002e1.pdf.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v9i17.1658

Direitos autorais 2012 CC-BY



Creative Commons License