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Concepções de saúde entre docentes de biologia: um instrumento investigativo

Welton Yudi Oda

Resumo

Apresenta-se aqui um instrumento investigativo para uso em pesquisas que visem compreender as concepções de saúde de professores de biologia da educação básica e/ou do ensino superior. Elemento central na construção do instrumento é a compreensão da relevância da dimensão sociohistórica na gênese e nos processos de transformação do saber, como indica o modelo explicativo fleckiano da sociogênese do conhecimento. Contribuição relevante à elaboração do questionário é oferecida por Barata (1985), que constrói um esquema que sistematiza concepções de saúde ao longo da história humana. O presente instrumento foi submetido à validação e, em seguida, utilizado para indicar as concepções de docentes universitários de Parasitologia e Microbiologia em estudo mais amplo, em que se investigou a sua constituição docente. Os resultados desta primeira utilização em processos investigativos do questionário detectaram a presença de três distintos perfis docentes quanto às concepções de saúde: os indefinidos, os que rejeitam a causação social e aqueles que rejeitam as concepções mais simplistas de saúde, como o higienismo e o biologicismo. Por seu caráter quantitativo, o instrumento é recomendado para fases iniciais da pesquisa, auxiliando, por exemplo, na fase preliminar da investigação, na triagem e seleção da amostra para pesquisas mais pormenorizadas, de caráter predominantemente qualitativo.


Palavras-chave

instrumento de pesquisa; concepções de saúde; professores de biologia; causação social; biologicismo


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v8i16.1662

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