Cabeçalho da página

Ensino de ciências: uma proposta de escolarização do conceito de morte por meio da abordagem do ciclo de vida

Aline Andréia Nicolli, Eduardo Fleury Mortimer, Itamar Miranda da Silva

Resumo

Neste artigo, apresentamos reflexões de um estudo desenvolvido para propor o perfil conceitual de morte e identificar aspectos da abordagem pedagógica do ciclo de vida, no Ensino de Ciências. Discutimos, mais especificamente, aspectos sobre a seguinte questão:quais as possibilidades da escolarização do conceito de morte por meio da abordagem pedagógica do ciclo de vida, no Ensino de Ciências? Os sujeitos envolvidos eram estudantes de duas turmas de sétima série, do ensino fundamental, que frequentavam aulas de ciências,em uma escola pública estadual localizada em Rio Branco, Acre, Brasil. A análise dos dados coletados permitiu perceber que a abordagem pedagógica da unidade ciclo de vida alterou expressivamente os modos de falar e as formas de pensar dos estudantes sobre o ciclo de vida e a morte.


Palavras-chave

ensino de ciências; ciclo de vida; morte


Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M.Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1981, 1986, 2003.

BAKHTIN, M.; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem.Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

COUTINHO, F. A construção de um perfil conceitual para a vida.2005. 183f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

EL-HANI, C. N.; MORTIMER, E. F. Multicultural education, pragmatism and the goals of science teaching. Cultural Studies of Science Education, v. 2, p. 657-687, 2007.

HOLQUIST, M. The dialogic imagination.Austin: University of Texas Press, 1981.

MINAYO, M. C. S. (Org). Pesquisa social:teoria, método e criatividade. 9.ed. São Paulo: Vozes, 1998.

MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e o ensino de ciências: para onde vamos? In: investigações em ensino de ciências. 1:20-39, 1996.

MORTIMER, E. F. Perfil conceptual: formas de pensar y hablarenlasclases de ciencias. Infancia Y Aprendizaje, 24 (4): 475-490, 2001.

SILVA, F. O perfil conceitual para a vida:ampliando as ferramentas metodológicas para sua investigação. 2006. 160f. Dissertação(Mestrado em Educação em Ciências) ? Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v8i16.1664

Direitos autorais 2012 CC-BY



Creative Commons License