Cabeçalho da página

O ensino de ciências e a inclusão do tema hanseníase nas escolas

Ivonete Alves de Lima Cavaliere, Danielle Grynszpan

Resumo

Este artigo reúne dados e reflexões que são fruto deuma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida em quatro escolas localizadas nas imediações do Hospital Estadual Tavares Macedo (HETM), no município de Itaboraí, interior do Estado do Rio de Janeiro. Buscamos conhecer e entender os significados das principais ideias, conhecimentos e crenças sobre hanseníase desta comunidade escolar do entorno do HETM, antigo Hospital-Colônia onde se internavam os doentes. Além disso, procuramos estudar se e como o tema era abordado no desenvolvimento do trabalho educativo nestes estabelecimentos de ensino, uma vez que neles estudam ou mesmo trabalham indivíduos cujas famílias abrigam portadores ou ex-portadores da doença. O procedimento metodológico envolveu um levantamento histórico do HETM, a busca de informações sobre seu funcionamento em diversos períodos desde sua implantação em Itaboraí, uma análise documental, bem como a realização de entrevistas individuais semi-estruturadas e observações de campo. Levamos em conta as dimensões cognitiva e afetiva, além das interações sociais entre os diferentes atores, com o objetivo de que este trabalho possa contribuir para o debate sobre o enfrentamento de uma questão de saúde local a partir do ensino.


Palavras-chave

educação formal; ensino de ciências; hanseníase


Texto completo:

PDF

Referências


BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2004

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação. PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS. PCN's de Ciências Naturais, Brasília: Ministério da Educação e do Desporto - MEC, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB. Fundo de Valorização do Magistério 2ª Edição, 1997.

LEFÈVRE, Fernando e LEFÈVRE, Ana Maria. A negação da negação, Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2004.

GOFFMAN, Erving. Estigma Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

LÜDKE, M. e ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: E. P.U, 1986.

MINAYO, M.C., (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v2i0.1673

Direitos autorais 2006 CC-BY



Creative Commons License